Primeiro Ato estreia 'Três luas' no CCBB

São 10 bailarinos em cena, em espetáculo que ainda conta com a presença da diretora e coreógrafa Suely Machado no palco

por Carolina Braga 17/09/2015 09:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D.A Press
Espetáculo marca a volta da coreógrafa Suely Machado ao palcos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O momento é de novas experiências para o Grupo Primeiro Ato. Três luas, espetáculo que estreia nesta quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil, propõe, primeiro, uma outra relação dos bailarinos com o palco. Nada daquela frontalidade convencional com a plateia. Agora, o público se dispõe ao redor dos bailarinos. Outra novidade é a presença em cena da diretora e coreógrafa Suely Machado.


Há 25 anos, a bailarina e fundadora da companhia trocou os palcos pelos bastidores. Dedicou-se à direção artística. Três luas a fez ter vontade de voltar para a cena. O espetáculo nasceu a partir da versão musicada por Zeca Baleiro do livro Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974), de Hilda Hilst. Todo o processo da montagem partiu da palavra para depois se converter em movimento.

“É como se a gente fosse escavando camadas daquilo que foi a nossa inspiração”, afirma a diretora Suely Machado. Como ela destaca, Três luas foi criado para o espaço alternativo do Teatro 2 do CCBB. A curiosidade, agora, é sobre a reação da plateia. “Vai ser para nós um estímulo e isso é muito bom”, completa.

São 10 bailarinos em cena – Alex Dias, Ana Virgínia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcella Gozzi, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Suely Machado, Vanessa Liga e Carlos Antônio – e 10 faixas musicais. As canções, interpretadas por Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia, Jussara Silveira, Ângela Ro Ro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olívia Byington, Mônica Salmaso e Ângela Maria, foram lançadas no álbum Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio (2007).

 

TRÊS LUAS
Grupo Primeiro Ato. CCBB. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, (31) 3431-9400. Nesta quinta para convidados. Sexta, sábado e segunda, 20h; domingo, 19h. Até 12 de outubro. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS