Festas de Agosto tomam conta de Montes Claros neste fim de semana

Cidade é palco de shows e manifestações folclóricas em um dos eventos mais famosos da região

por Luiz Ribeiro 19/08/2015 17:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Credito: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press
Centenas de pessoas acompanharam desfile dos grupos folclóricos nas Festas de Agosto, em Montes Claros (foto: Credito: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
As ruas centrais de Montes Claros, no Norte de Minas, são “invadidas” nesta semana pela animação da Festas de Agosto, que estão entre as manifestações folclóricas de Minas Gerais, realizadas há pelo menos 176 anos. A alegria é comandada pelos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, que desfilam pelas ruas com seus ritmos, roupas coloridas (branco, rosa, azul e vermelho), danças e ritmos nos cortejos, durante o dia. À noite, o publico assiste uma programação de shows musicais que se estendem até domingo dentro do Festival Folclórico de Montes Claros.

Nesta quinta-feira, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário (cor branca) acontece a partir das 9 horas. Na sexta-feira, o público poderá acompanhar o cortejo de São Benedito (cores branca e rosa) e, no sábado, o desfile do Império do Divino, dominado pela cor vermelha, acontece pela manhã. Cerca de 300 dançantes, entre eles catopês, marujos e caboclinhos, participam do desfile. Também são recebidos grupos folclóricos de outras cidades como Bocaiúva, no Norte de Minas, e Serro, no Vale do Jequitinhonha.

AS FESTAS DE AGOSTO

Pesquisador do tema, o professor João Batista Almeida Costa, doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), ressalta que as Festas de Agosto de Montes Claros consistem numa manifestação cultural criada pelos escravos. “As festas surgiram como um ato de resistência dos negros no período da escravidão”, afirma o antropólogo.

Ele lembra que o primeiro registro oficial da manifestação é datado de 1839. Trata-se um documento encaminhado à Câmara Municipal da cidade do morador Marcelino Alves, fazendo “um pedido de licença para tirar esmolas para as festas de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo que pretendia fazer nesta freguesia”. Também há registro de realização de “desfile de catopês e cavalhadas” para a comemoração da coroação do imperador D. Pedro II em 1841.

Por outro lado, salienta Almeida Costa, existem indícios de que as tradições folclóricas tenham sido iniciadas há mais tempo. “Em 1817, quando percorreu Minas Gerais, o naturalista francês Auguste Saint-Helaire faz referência a uma festa religiosa a Nossa Senhora na região de Montes Claros, antigo Arraial das Formigas. Tudo indica que foi uma alusão ao cortejo da Festa de Nossa Senhora do Rosário”, observa o pesquisador.

Ele ressalta ainda que a partir da segunda década do século XX, as festas deixaram de ser simplesmente uma manifestação dos negros e se transformaram em um evento da sociedade local, envolvendo pessoas das diversas classes mais elevadas.

As Festas de Agosto se transformaram objeto de pesquisas sobre a cultura popular, sendo abordadas em teses de mestrado em diversas brasileiras. Além de estudantes de música, os festejos atraem o interesse de pesquisadores estrangeiros. O presidente da Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, João Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza, diz que a cada ano as visitas à sede da entidade crescem. Ele conta ainda que o local guarda um acervo fotográfico das manifestações.

O número de visitantes estrangeiros é cada vez maior, informa o Mestre Zanza que aos 82 anos continua como à frente das festas, como chefe dos catopês de Nossa Senhora do Rosário.
Os ritmos das Festas de Agosto também contribuíram para a formação musical de artistas que nasceram em Montes Claros e ganharam sucesso nacional. Entre eles está o cantor Tino Gomes, Beto Guedes e Yuri Popoff (musico e instrumentista), que se apresentam na cidade durante o evento neste ano. Tino retorna à cidade nesta época e desfila como catopê.

Com mais de 40 anos de carreira, Beto Guedes relata que ganhou inspiração das Festas de Agosto, adotando o ritmo dos catopês na música ‘Rio doce’, composta em parceria com Tavinho Moura e Ronaldo Bastos. Ele recorda dos seus tempos de criança, quando acompanhava os desfiles dos grupos de catopês em Montes Claros.

“Lembro que a primeira vez que vi os catopês, eu tinha uns cinco anos de idade. Achei muito bacana aquele ritmo deles”, conta o cantor e compositor, que também relembra que os grupos folclóricos desfilavam na rua Coronel Joaquim Costa, perto do antigo Mercado de Montes Claros. “Eles andavam no meio da poeira”, diz ele, lembrando que na época, cidade praticamente não tinha rua asfaltada.

Beto Guedes mudou-se para Belo Horizonte aos nove anos de idade e conta que já fez diversos shows em Montes Claros, sendo que o último deles aconteceu há quatro anos. Porém, não se lembra de ter se apresentado nos festival. Assim, vai fazer o show de “estreia” neste sábado. “Pra mim, é muita honra fazer um show em minha cidade natal e num evento como as Festas de Agosto”, diz o cantor. Tino Gomes faz o seu show na quinta-feira e Yuri Poppov se apresenta na sexta-feira.

MAIS SOBRE E-MAIS