Sesc Palladium recebe o evento 'Imaginários do sertão - palavra e imagem'

Diálogo entre o cinema e a literatura sobre o sertão será abordado em mesas-redondas, saraus de cordelistas, exibição de longas-metragens e debates

por Estado de Minas 03/08/2015 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

MGM/divulgação
'Baile perfumado', dirigido por Lírio Ferreira, será exibido na quinta-feira (foto: MGM/divulgação)
O rico diálogo entre o cinema e a literatura inspirou o evento 'Imaginários do sertão – palavra e imagem', em cartaz no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Mesas-redondas, saraus de cordelistas, exibição de longas-metragens e debates vão mostrar como livros e filmes contribuíram para construir o imaginário da nação brasileira sob a ótica da rica cultura sertaneja.

De terça a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, a pesquisadora Sylvie Debs, doutora em literatura comparada pela universidade francesa Le Mirail de Toulouse, vai ministrar a oficina Cinema e cordel: intertextualidades, abordando o tema por meio da obra dos diretores Glauber Rocha e Geraldo Sarno. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br. A atividade contará com o cordelista Klévisson Viana.

Amanhã, às 15h, e sexta-feira, às 16h30, será exibido o filme 'Corisco e Dadá', de Rosemberg Cariry. Amanhã, às 17h20, e sábado, às 16h30, o público poderá conferir um clássico do cinema nacional: 'Deus e o diabo na terra do sol', obra-prima do baiano Glauber Rocha.

Quarta-feira, às 20h, Sylvie Debs lança o livro 'Cinema e cordel: jogo de espelhos' e participa de debate com César Guimarães, professor da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG).

LAMPIÃO
O filme 'Baile perfumado', sobre a saga de Lampião e sua amizade com o mascate Benjamin Abrahão, será exibido na quinta-feira, às 19h30. A sessão comentada contará com a presença do diretor Lírio Ferreira, do professor de cinema Ismail Xavier, do cordelista Klévisson Viana e de Sylvie Debs.

A agenda completa de Sertão – palavra e imagem, que integra as comemorações de aniversário do Sesc, pode ser conferida no site www.sescmg.com.br. Informações: (31) 3270-8100.

MAIS SOBRE E-MAIS