Exposição destaca mineiro Alceu Penna, guru da moda no Brasil dos anos 30 a 60

Reunião de acervo celebra centenário de nascimento do artista, com ênfase nas criações de pinups brasileiríssimas

30/07/2015 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

FMC/Divulgação
Coluna de Alceu na revista O Cruzeiro, 'As garotas' ditou tendências de moda por décadas (foto: FMC/Divulgação)
Artista gráfico, figurinista, designer e estilista, o mineiro Alceu Penna (1915-1980) completaria 100 anos em janeiro. Nascido em Curvelo, o artista deixou um precioso legado: foi pioneiro dos quadrinhos no país na década de 1930; ditou moda dos anos 1930 a 1960 – sobretudo por meio da seção “As garotas” publicada na revista O Cruzeiro; e ensinou a brasileira a adotar novos padrões de feminilidade. Penna renovou o visual de Carmen Miranda, já estrela internacional: levam a assinatura dele turbantes, camisas listradas e o chapéu panamá que a brazilian bombshell eternizou.

A exposição 'Alceu Penna é 100', em cartaz no Centro de Referência de Moda de Belo Horizonte, traz um pouco da imensa obra do curvelano, destacando sobretudo suas brasileiríssimas pinups. Organizada pela família com o apoio do Centro Universitário UNA e viabilizada por crowdfunding, a mostra tem tudo para encantar as novas gerações.

Foram programadas também atividades paralelas relacionadas à obra de Penna. Nesta quinta-feira, 30, às 15h, mesa-redonda vai abordar seu trabalho como figurinista e as formas como ele representou graficamente o casamento e a juventude. A historiadora Maria Claudia Bonadio e Gabriela Ordones Penna, mestre em moda, vão conversar com o público. Cursos estão programados. Informações pelo site do projeto.

ALCEU PENNA É 100
Centro de Referência da Moda, Rua da Bahia, 1.149, Centro. De terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 14h. Até 16 de agosto. Informações: (31) 3277-4384.
Arquivo O Cruzeiro (1957)/D.A Press
(foto: Arquivo O Cruzeiro (1957)/D.A Press)
 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS