Texto de Jane Austen ajuda hackers a espalhar vírus

Nova maneira de esconder uma série de vírus permite se infiltrar ilegalmente em computadores e redes informáticas

por AFP 28/07/2015 13:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Open Culture/Reprodução
Escritora ficou famosa por romances como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. (foto: Open Culture/Reprodução)
Hackers do século 21 teriam uma queda por um clássico da literatura do século 19, o romance Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, escondendo-se cada vez mais por trás de extratos literários.

Trata-se de uma nova maneira de esconder uma série de vírus que permite se infiltrar ilegalmente em computadores e redes informáticas, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (28) por pesquisadores da Cisco Security.

"Adicionar passagens de um texto clássico às páginas na internet (usadas por hackers) é uma técnica de dissimulação muito mais eficaz do que a abordagem tradicional de usar um texto aleatório. O uso de textos de obras contemporâneas, como revistas ou blogs, é outra estratégia eficaz. Os antivírus e outros sistemas de segurança são mais propensos a considerar tal página como segura depois de 'ler' esses textos", explicam.

De acordo com a Cisco, encontrar referências aos personagens de Jane Austen em uma página web "pode confundir, mas não é uma razão de preocupação imediata". A pessoa por trás da pirataria literária e por que este romance foi escolhido em vez de outro continua a ser um mistério, reconhece Jason Brvenik, um engenheiro da Cisco.

Os pesquisadores apontam que este é apenas um exemplo da capacidade dos hackers de inovar para contornar a proteção do computador.


MAIS SOBRE E-MAIS