Extrema se prepara para receber segunda edição do Festival Literário

Evento deste ano terá como tema 'violência na literatura' e vai homenagear Rubem Fonseca

27/07/2015 12:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Na foto, detalhe da última edição do Festival Literário de Extrema, que começou no ano passado com o tema 'venha viver a magia da literatura em Extrema'
(foto: Na foto, detalhe da última edição do Festival Literário de Extrema, que começou no ano passado com o tema 'venha viver a magia da literatura em Extrema')
A cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais, vai sediar a segunda edição do seu Festival Literário. O evento acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, na Praça Presidente Vargas, no Centro da Cidade. O evento tem entrada franca.

Para 2015 a organização preparou o tema 'violência na literatura' para nortear os debates. O evento contará com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, debates, oficinas, música, jogos e teatro infantil. Também será mediado um debate com o jornalista Marcelo Rezende sobre o segmento do jornalismo investigativo.
 
O evento também vai homenagear o escritor mineiro Rubem Fonseca, que completa 90 anos de idade neste ano. A ocasião vai servir também para celebrar os 40 anos da publicação de 'Feliz ano novo', de Fonseca.

Confira a programação do 2º Festival Literário de Extrema:

Sexta – 14/08
»11h às 12h30 –
"Homenagem a Rubem Fonseca"
A mesa de abertura do Festival contará com um debate entre o professor da USP, doutor Ariovaldo Vidal, especialista na obra fonsequiana; e a escritora Paula Parisot, grande admiradora e amiga do escritor.
Mediação: Cadão Volpato
»14h00 às 15:30h – “Literatura escrita com sangue”
Serão discutidas questões ligadas à violência dentro do aspecto urbano, como acontecem na ficção dos escritores Raphael Montes e Reinaldo Moraes, convidados desta mesa.
Mediação: Cadão Volpato
»16h00 às 17h30 – “Violência: ameaça real e silenciosa”
Falará sobre a quantidade de crimes que a maioria das pessoas não consegue entender, de criminosos que são considerados psicopatas e cometem crimes brutais. O psicanalista forense e escritor Guido Palomba e a escritora, especialista em criminologia, Ilana Casoy falarão sobre o assunto.
Mediação: Cadão Volpato
 
Sábado - 15/08
»11h às 12h30 –
“Realidade e outras emoções”
Retratará brigas de gangues e o fator determinante da linguagem na literatura. Para falar sobre o assunto, estarão dois escritores Marcelino Freire e Edir Augusto.
Mediação: Cadão Volpato
»15h00 às 16:30h – “Cinema Adaptado”
Abordará o cinema que faz adaptação de obras literárias que têm como fundamento a violência. Na mesa, os debatedores serão Lourenço Mutarelli e Helvecio Ratton.
Mediação: Cadão Volpato
 
Domingo – 16/08
»11h às 12h30 –
“Jornalismo Investigativo”
O jornalista Marcelo Rezende é o grande convidado desta mesa, que falará sobre o jornalismo investigativo e a realidade criminosa que ganha destaque nos noticiários televisivos.
Mediação: Cadão Volpato
»15h00 às 16:30h – “Preconceito e outras minorias”
Nesta mesa abrangerá o preconceito de todos os níveis, seja em relação à orientação sexual, cor da pele ou questão religiosa, entre outros. Os escritores Luiz Biajoni e Ana Paula Maia participarão da conversa.
Mediação: Cadão Volpato

MAIS SOBRE E-MAIS