BH oferece agenda diversificada neste fim de semana de férias

Programação noturna dos museus da capital começa nesta sexta-feira

por Ana Clara Brant 17/07/2015 08:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Campos/divulgação
Andrea Amendoeira homenageia Elis Regina, no Centro de Memória do Minas Tênis Clube (foto: Jair Campos/divulgação)
A palavra férias deriva do latim feria – dia de festa. As pessoas suspendem temporariamente seus compromissos, interrompem os estudos ou o trabalho para se dedicar à diversão. Para quem está curtindo o merecido ócio nesta época do ano, não faltam opções culturais em BH e arredores. A programação de julho inclui shows, espetáculos de teatro, dança, festivais de inverno, oficinas, cinema e exposições.


“Como não é um período tão longo como as férias de janeiro e muita gente acaba não viajando, pensamos em oferecer variadas opções de entretenimento”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, que coordena o projeto Noturno nos museus. A abertura será hoje à noite e a agenda vai avançar pela madrugada. Foram mobilizados 34 equipamentos culturais da capital mineira – em 2014, foram 28 –, que terão o horário estendido, oferecendo gratuitamente exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, shows, apresentações de dança e espetáculos teatrais.

Na abertura, o escritor e ensaísta Pascal Torres, curador do Museu do Louvre, em Paris, ministra a palestra “O museu, reflexo da sociedade contemporânea”, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Leônidas Oliveira destaca que esta edição terá um recorte importante. “Trouxemos ações de vanguarda de diversas áreas artísticas para conversar com os museus, locais que guardam a história e a memória, mas nem por isso deixam de estar abertos à contemporaneidade”, frisa. Ele se refere a teatro de sombra, DJs, grafite, performances e, sobretudo, site-specifics – instalações de arte que se relacionam com o ambiente onde são apresentadas.

A Casa do Baile, na Pampulha, receberá o site-specific 'Baila comigo', do artista Leandro Rallo. O artista convida o público a participar de projeto audiovisual que contará com imagens retrô e músicas autorais. Já na Casa Kubitschek, o destaque ficará por conta de 'Sombras no museu', do Grupo Girino. A fachada do espaço vai virar “palco” de teatro de sombras e silhuetas de bonecos ali projetadas.

ATRAÇÃO
O presidente da FMC quer atrair o público que não é frequentador assíduo de museus. “A pessoa vai assistir a um espetáculo de dança ou a uma peça e acaba conhecendo o espaço, visitando as exposições. Esse é um dos fatores mais positivos do Noturno”, ressalta Leônidas, que espera cerca de 30 mil pessoas nesta terceira edição do projeto.

“BH está bombando, e não só no Hipercentro. Temos atrações para todos os gostos e idades. Ninguém mais pode se queixar de que não há nada para fazer na cidade, seja nas férias ou não”, garante.

 

TRANSPORTE GRATUITO
Nesta sexta, quem for conferir o Noturno nos museus vai contar com transporte gratuito para visitar espaços culturais das regiões da Pampulha e Centro-Sul. A Fundação Municipal de Cultura informa que os veículos estarão identificados com a marca do evento e circularão das 19h às 23h. Os pontos de parada dos micro-ônibus podem ser consultados no site do Noturno nos museus. Na Região Centro-Sul, o veículo partirá da Praça da Estação, onde se localizam o Museu de Artes e Ofícios e o Espaço 104, levando os visitantes a pontos próximos ao Cine Theatro Brasil, Centro de Referência da Moda, Museu Inimá de Paula, Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro, Praça da Liberdade e Museu dos Brinquedos. Na Pampulha, o roteiro inclui Museu de Ciências Morfológicas da UFMG, Museu do Futebol (no Mineirão), Centro de Referência Lagoa do Nado, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Casa Kubitschek, Fundação Zoo-Botânica e Museu da Inquisição.

 

Noturno nos museus

 
Sexta
» Museu Histórico Abílio Barreto

Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
.  19h – Palestra de Pascal Torres, curador-chefe do Museu do Louvre
.  21h – Performance. Malabares de luz e fogo. Com Trupe Gaia – Circo, Teatro e Meio Ambiente
.  21h30 – Show de Marcello Dinis

» Museu de Arte da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha
.  Das 18h30 às 24h – Site-specific. Painel de Rogério Fernandes
.  Das 19h30 às 20h30 – Show. Toca de Tatu. Chorinho
.  Das 21h15 às 22h15 – Show. Happy Feet Jazz Band

» Centro de Referência da Moda
Rua da Bahia, 1.140, Centro
.  16h – Oficina Tecendo vida... bordando sonhos. Com Elisabeth do Carmo Cândido
.  18h – Desfile. Moda e grafitti: um olhar urbano sobre a Pampulha. Com Criola
.  19h – Performance. Esculturas habitáveis – caminhando. Com Maira Gouveia

» Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1.201, Centro
.  18h30 – Exposição Traços
.  19h – Minicurso Desenha-me. Ateliê livre com modelo vivo. Inscrições gratuitas: contato@museuinimadepaula.org.br

» Museu da Imagem e do Som
Av. Álvares Cabral, 560, Lourdes
.  Das 19h às 20h – Curta-metragem com Charles Chaplin. Trilha sonora executada ao vivo por Ricardo Matosinho

» Centro de Memória do Minas Tênis Clube
Rua da Bahia, 2.244, Lourdes
.  20h – Show 70 anos Elis Regina – Samba de pimenta. Com Andrea Amendoeira e Tutti Maravilha

» Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro
.  Das 9h às 24h – Exposição Ação de desenhar o que resta
.  18h – Mostra Pasolini e o cinema de poesia. Filme: Édipo rei
.  20h – Polaroides em dança. Teatro de Bolso Júlio Mackenzie

» Cine 104
Praça da Estação, 104, Centro
.  23h – Terror brasileiro na madrugada. Zombio 2, chimarrão zombies. Direção: Petter Baierstorf
.  0h30 – As fábulas negras. Direção: José Mojica Marins, Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf e Joel Caetano

 

Mais informações no site do projeto.

 

Terror no jardim

New Line/divulgação
Nesta sexta, 'A hora do pesadelo' será exibido nos jardins do Palácio das Artes (foto: New Line/divulgação)
A Fundação Clóvis Salgado bolou o Inverno das artes, com agenda eclética de atrações em sua sede, na Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro.

Na noite desta sexta-feira, serão exibidos, nos jardins do Palácio das Artes, os filmes de terror 'A hora do pesadelo', às 21h, e 'Sexta-feira 13', às 23h. Quinhentos ingressos são distribuídos desde ontem ao público – cada pessoa terá direito a um convite e receberá uma pulseira que garantirá a entrada na “sala de cinema” ao ar livre.

No sábado, o Cine Humberto Mauro apresentará filmes do diretor Jorge Bodanzky: 'Terceiro milênio' (15h), 'No meio do rio entre as árvores' (lançamento, às 17h) e o clássico 'Iracema – Uma transa amazônica' (às 19h), parceria de Bodanzky com Orlando Senna. Às 20h30, o cineasta bate papo com o público.

Segunda-feira, a cantora Cida Moreira traz à Sala Juvenal Dias o show 'A dama indigna', com ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Informações: (31) 3236-7400.

 

Diversão para a família

 

Até o fim do mês, o Circuito Cultural Praça da Liberdade oferece programação para toda a família com atrações especiais e gratuitas, entre oficinas, peças de teatro, filmes e contação de histórias. Entre os destaques está o grupo Lokvar, referência mundial em marionetes, especializado na interação com as crianças. A trupe traz duas peças a BH: 'João, o indeciso' e 'A pequena sereia', adaptação do texto de Hans Christian Andersen.


O projeto CCBB educativo realizará visitas mediadas e atividades relacionadas à história do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil.


Até 2 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG vai oferecer oficina organizada por seu núcleo de astronomia, sessões especiais gratuitas no planetário, a mostra temporária 'O assombro do conhecer' e duas exposições na fachada digital do prédio. As atividades são voltadas para crianças e adultos.


Por sua vez, o Memorial Minas Gerais Vale criou o programa Férias Divertidas no Memorial, com sete oficinas para crianças e adultos nas áreas de fotografia, animação, pintura rupestre e exercício da cidadania. A entrada é franca, mas sujeita à lotação do espaço.

CIRCUITO CULTURAL
PRAÇA DA LIBERDADE


»  Centro Cultural Banco do Brasil
.   'João, o indeciso'. Marionetes. Quinta e sexta-feira, às 10h30 e às 15h. Sábado e domingo, às 11h e às 16h. Até dia 19
.   'A pequena sereia'. Marionetes. Quinta e sexta-feira, às 19h. Sábado e domingo, às 18h. Até dia 19
»  Museu Mineiro
Avenida João Pinheiro, 342, (31) 3269-1168
.  Exposição de obras de José Octávio Cavalcanti. Até dia 16. De 23 a 29 deste mês, o artista ministrará curso de desenho destinado a crianças e adultos.
»  Espaço do Conhecimento UFMG
.   Até 2 de agosto. Oficina ministrada pelo núcleo de astronomia. Sessões especiais gratuitas no planetário, exposição temporária 'O assombro do conhecer'.
»  Memorial Minas Gerais Vale

.  De 21 a 24. Das 14h às 17h, oficina Brincando e fotografando (de 6 a 11 anos)
.  De 28 a 31. Das 14h às 17h, oficina Memórias animadas (de 12 a 16 anos)

 

Mês dos Festivais

 

Beto Novaes/EM/D.A Press
Amanhã, Maurício Tizumba leva seus tambores para o Parque Municipal, em BH (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 

 

Realizado em Belo Horizonte, o 47º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos maiores do país, vai até 25 de julho. A programação inclui oficinas, aulas abertas, fóruns e apresentações do instrumentista Hermeto Paschoal, do Grupo Galpão e do bandoneonista Rufo Herrera.

 

Em Ouro Preto e Mariana, o festival de inverno teve orçamento reduzido em relação ao ano passado – como ocorreu com a maioria dos eventos dessa natureza realizados no estado –, mas há várias atrações programadas.

 

Maria Rita, Marcelo Jeneci, O Teatro Mágico, Sérgio Reis e Renato Teixeira são as atrações do Inverno Cultural, promovido pela Universidade Federal de São João del-Rei em sete cidades. Na sede, a programação vai de amanhã ao dia 26; em Sete Lagoas, de hoje ao dia 21; em São Tiago, de 23 a 26; em Conselheiro Lafaiete, em 30 de julho e 1º de agosto; em Santa Cruz de Minas, de 23 a 25 deste mês; em Ouro Branco, de 30 de julho a 2 de agosto; e em Divinópolis, de 24 de julho a 1º de agosto.

 

Itabira homenageia Carlos Drummond de Andrade, seu filho ilustre, durante o 41º Festival de Inverno, que vai até o dia 26 e comemora os 70 anos do livro A rosa do povo.

 

FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG

»  Hoje

.   19h – Abertura de exposição 

da pintora Yara Tupinambá. Saguão da reitoria

.   21h – Dança. Com Cia. Mimulus. Reitoria (Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)

» Amanhã

.   19h30 – Show de Maurício Tizumba. Parque Municipal 

(Av. Afonso Pena, 1.337, Centro)

» Domingo

.   19h30 – Palestra musical. 

Com José Miguel Wisnik. Conservatório UFMG 

(Av. Afonso Pena, 1.534, Centro)

» Dia 20

.   19h30 – Coral Ars Nova. Conservatório UFMG

» Dia 21

.   21h – Da quadrinha ao galope beira-mar. Aula-espetáculo com Antônio Nóbrega. Auditório da reitoria, no câmpus da UFMG

» Dia 22

.   21h – Concerto de bandoneon. Com Rufo Herrera. 

Conservatório UFMG

» Dia 24

.   20h – Show. Com Hermeto Pascoal e grupo. Gramado da reitoria, câmpus da UFMG

» Dia 25

.   19h – Peça Os gigantes da montanha. Com Grupo Galpão. Gramado da reitoria, câmpus da UFMG

 

FESTIVAL DE OURO PRETO E MARIANA

»  Hoje 

.   Exposição Pintura: paisagens possíveis. Museu Casa dos Contos, Centro Histórico de Ouro Preto

»  Amanhã e domingo

.   Exposição Construções múltiplas: fotografia, instalação e objeto. Centro de Artes e Convenções da Ufop, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Ouro Preto

 

 

FESTIVAL DE ITABIRA

»  Hoje

.   20h – Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira e Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Teatro da Fundação Cultural. Ingressos: R$15

»  Amanhã

.   21h – Itabiranos em cena. 

Noite do samba. Praça do Areão

»  Dia 20

.   19h – Abertura da exposição A alfaiataria. Casa de Drummond

»  Dia 25

.   19h30 – Sarau Alguma poesia. 

Com Drummonzinhos e convidados. Praça Acrísio Alvarenga

 

MAIS SOBRE E-MAIS