Chega ao Brasil 'O livro sem figuras', obra infantil que desafia adultos

Sem ilustrações, criação de B. J. Novak obriga quem lê para crianças a pronunciar em voz alta termos e situações absurdas

por Agência Estado 30/06/2015 10:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Intrínseca/Divulgação
(foto: Intrínseca/Divulgação)
Um livro infantil sem ilustrações. Trinta e duas páginas de texto - poucas frases, letras grandes, mas só palavras, sem apelo visual: "Você pode até achar que um livro sem figuras não vai ter graça nenhuma. Talvez pareça meio chato, meio sério. Só que...". A graça de 'O livro sem figuras', sucesso do ator e roteirista norte-americano B. J. Novak que a Intrínseca está lançando em português, está na pegadinha com o adulto que o lê para a criança.

 

Ao se deparar com palavras esdrúxulas, como "borogotongo" e "uengarengas", ao "assumir" que sua cabeça "é feita de pizza de goiaba", que "come mosquito frito" e toma "lama com café", o leitor tem que se desprender das amarras do senso do ridículo; assim, diverte sua plateia.

A ideia lhe veio quando Novak lia para o filho de 2 anos de seu melhor amigo. "Existe algo muito engraçado nessa experiência, que é o fato de o adulto ser forçado a falar todas as palavras do livro. Isso dá à criança um grande poder sobre o adulto", conta Novak, por e-mail. "Aí pensei que seria uma grande oportunidade de se fazer comédia obrigando os pais a falar coisas bobas. Não apenas os pais têm chance de serem bobos, mas também a criança tem o prazer de se sentir poderosa."

Roteirista, produtor e ator da superpremiada série televisiva 'The office', estrelada por Steve Carrel e transmitida nos Estados Unidos entre 2005 e 2013, Novak tem 35 anos e começou a carreira se apresentando em stand-ups em Los Angeles. Filho de um escritor, ele se formou em literatura em Harvard. Cresceu fascinado pela obra de autores como Dr Seuss e Shel Silverstein, com gosto especial pelos títulos que tinham algum tipo de subversão.

 

Veja como Novak apresenta 'O livro sem figuras' ao público infantil:

No mercado editorial contemporâneo, cita 'Aperte aqui' (Ática), do francês Hervé Tullet, como um exemplo de obra instigante voltada ao público infantil: pensado para a geração criada na base do touchscreen (a tela tátil dos tablets e smartphones), o livro é recheado de bolinhas coloridas que convidam à interação.

Claro que Novak não rechaça os livros ilustrados; só viu na supressão das imagens um caminho para cativar os pequenos por outro viés. "É uma chance de desenvolver na criança o encanto pela linguagem, de fazer com que a palavra escrita seja encarada como uma amiga. Foi um desafio: como fazer um livro de capa muito simples, e que ainda assim faça com que a criança ria com ele mais do que com qualquer outro livro que tenha pego na prateleira? Achei que seria uma grande vitória da palavra escrita e da leitura uma criança de 3, 4 ou 5 anos amar um livro sem figuras."

E o retorno, de pais, crianças e vendas, o tem feito sorrir: voltado para a faixa dos 4 aos 8 anos, 'O livro sem figuras' entrou para a lista de mais vendidos do New York Times, que o destacou pela inventividade: "com uma premissa inovadora, B. J. Novak mostra que as palavras têm, por si só, carga sensorial e criativa de sobra", publicou o jornal.

Desde o lançamento, há oito meses, ele está bem posicionado nos rankings de vendas dos EUA e vem sendo traduzido. "É incrível e gratificante o retorno das crianças, porque elas não mentem. Então, quando uma criança corre na minha direção, me abraça as pernas e diz que é o livro mais legal que ela já leu, é maravilhoso", diz Novak. "Os pais também estão agradecidos. Muitos não se dão conta de como é fácil fazer graça para os filhos." O e-book brasileiro tem versões narradas pela atriz Maria Clara Gueiros e pelo ator Lúcio Mauro Filho.

MAIS SOBRE E-MAIS