JK Rowling conta por que tios odiavam Harry Potter e revela inspiração para nomes de Dumbledore e Hagrid

Aproveitando o 35º aniversário de Duda, primo de Harry, a escritora publicou no Pottermore a razão do filho de Thiago e Lilian Potter ser tão odiado pelos tios, Petúnia e Valter

25/06/2015 18:36
Crédito: Warner/Divulgação
Nos filmes: Valter, Duda e Petúnia Dursley. (foto: Crédito: Warner/Divulgação)
J.K. Rowling é uma escritora prolífica. Não apenas pelas 2,6 mil páginas da saga Harry Potter, nem por ter escrito o roteiro do filme Animais fantásticos e onde habitam, com estreia prevista para novembro de 2016, em 12 dias. A britânica não para. Via Twitter ou pelo próprio banco de dados online, o Pottermore, a autora abastece o mundo com novidades sobre Harry Potter, algumas vezes gerando polêmica. Agora, Rowling sentiu a necessidade de desabafar sobre a relação de Harry com a família materna que o adota. E maltrata.


Aproveitando o 35º aniversário de Duda, primo de Harry, a escritora publicou no Pottermore a razão do filho de Tiago e Lilian Potter ser tão odiado pelos tios, Petúnia e Valter. O texto descreve um primeiro encontro desastroso entre os quatro adultos. Valter subestima os bruxos, presumindo que eles vivam de benefício do governo, e acaba explodindo quando Tiago explica sobre os cofres do banco bruxo Gringotes, abarrotados de ouro.

Outro momento bem estranho é quando Petúnia informa à irmã que vai casar e nem a convida para ser dama de honra, como seria de bom tom. Depois, ao receber uma carta informando sobre o nascimento de Harry, Petúnia ignora. Por fim, Rowling explica que Valter Dursley trata mal Harry pelo mesmo motivo que Snape o faz: ele é muito parecido com o pai.

Nomes

Rowling falou ainda sobre os nomes que escolheu para os tios na atualização do Pottermore, da última terça-feira. "Petúnia sempre foi o nome que dei a mulheres que não suportava nas brincadeiras com minha irmã", conta. A autora confidenciou ainda que as cores da Pedra Filosofal, que transforma metal em ouro e provê com juventude eterna, são mencionadas em textos antigos aslquimia como sendo branca ou vermelhas. Daí os nomes de dois importantes personagens da série Albus (alvo, em latim) Dumbledore e Rubius (vermelho) Hagrid. Ok, Rowling desabafa que a gente escuta.

MAIS SOBRE E-MAIS