Livro reúne 235 imagens assinadas por fotojornalistas de várias regiões do país

Edição de 2015 do livro 'O melhor do fotojornalismo brasileiro' traz o trabalho de 114 profissionais

23/06/2015 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
LEANDRO COURI/Em/ D.A Press
LEANDRO COURI O lavrador Adilson Sousa de Lima no fundo do poço, em Pium-í (foto: LEANDRO COURI/Em/ D.A Press)
“É preciso que a lente mágica/ enriqueça a visão humana/ e do real de cada coisa/ um mais seco real extraia/ para que penetremos fundo/ no puro enigma das figuras.” Dedicados à obra do fotojornalista Evandro Teixeira, os versos de Carlos Drummond de Andrade sintetizam o ofício de homens e mulheres que “escrevem” crônicas do cotidiano por meio da imagem.


A edição de 2015 do livro 'O melhor do fotojornalismo brasileiro' traz 235 imagens assinadas por 114 profissionais, que, a seu modo, resumem o “enigma” experimentado pelo país em 2014. A publicação voltada para 2015 difere das anteriores por trazer mais fotos de esportes, devido à Copa do Mundo realizada no país.

Entre os profissionais selecionados para o livro estão Leandro Couri, Rodrigo Clemente e Alexandre Guzanshe, com imagens publicadas no Estado de Minas e no Portal Uai. O primeiro registrou impressionante flagrante da seca: o lavrador Adilson Sousa de Lima busca água no fundo de um poço de nove metros de profundidade, em Pium-í, no Sudoeste de Minas. Rodrigo  flagrou faces da “tragédia” de 8 de julho de 2014, quando a Seleção Brasileira foi surrada por 7 a 1 pelos alemães dentro do Mineirão.

Por sua vez, Alexandre Guzanshe focalizou a obra de um mestre, Sebastião Salgado, em reportagem sobre a relação do fotógrafo com sua terra natal, Aimorés, no Vale do Rio Doce. O Instituto Terra, mantido por Salgado, trouxe esperança à região ao desenvolver projetos de preservação ambiental na fazenda de sua família.

O MELHOR DO OTOJORNALISMO BRASILEIRO
>> Vários autores
>> Editora Europa
>> 209 páginas, R$ 99,90
>> Informações: www.europanet.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS