'O amor no terceiro milênio': Wilmar Silva lança livro com noite de autógrafos em BH

Antologia reúne 95 autores em reflexões sobre o sentimento e suas implicações

por Ailton Magioli 17/06/2015 19:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leonardo Miranda/Divulgação
''O nosso objetivo é fomentar a discussão junto ao público formador de opinião''. diz Wilmar (foto: Leonardo Miranda/Divulgação)
Refletir sobre o sentimento, em seus múltiplos aspectos, em uma sociedade em crise, é o objetivo do livro 'O amor no terceiro milênio', que Wilmar Silva de Andrade vai autografar na noite desta quinta, 18, na Academia Mineira de Letras (AML). Produto da iniciativa de Andrade, que editou anteriormente outras sete antologias, a publicação reúne 95 autores, sendo a maior parte brasileiros. No entanto, participam estrangeiros como o búlgaro Mihail Krastanóv, que estará presente ao lançamento, a convite do consulado de seu país em Minas Gerais.

Os nomes reunidos pelo organizador incluem Abadia França a Wilson Chaves Junior, passando por Alécio Cunha, Beatriz Myrrha, Caio Junqueira Maciel, Domingos Mazzilli Júnior, Elizabeth Rennó, Fatine Oliveira, João Diniz, Leida Reis, Márcio Almeida, Renato Torres, Rogério Zola Santiago, Vania Gondim. Andrade também participa da antologia, viabilizada por meio do que ele classifica como atitudes cooperativistas. A cantora Morgana Lopes e o escultor Jayme Guerra tomarão parte na noite de autógrafos, quando o livro será vendido a R$ 30.

Com tiragem de 2 mil exemplares, 'O amor no terceiro milênio' será distribuído entre os próprios autores, além de escolas, bibliotecas, universidades e outras instituições culturais do Brasil e de países de língua portuguesa. “O nosso objetivo é fomentar a discussão junto ao público formador de opinião”, diz Wilmar Silva de Andrade. Para Simone Von Rondon, que assina um dos textos de apresentação do livro, escrever sobre o amor revela nossa condição.

“Somos seres 'desejantes' na vontade de superar nossa finitude, nossa solidão e a ausência de sentidos”, diz Simone, que é mestre em literatura comparada pela PUC-MG e Sorbonne (L' Université de Paris). Poetas, prosadores, ensaístas, cronistas e missivistas participam da antologia, que também conta com depoimentos sobre a fé e a cura (Márcio Murad) e amor e política (Marcelo Álvaro Antônio), entre outros temas.

Para a jornalista Dinorah Carmo, ex-presidente do sindicato da categoria, trata-se de uma obra plural e democrática, em que se encontram, lado a lado, poetas do cânone tradicionalista e escritores de abordagem atual, de cunho pós-contemporâneo. Já o organizador da antologia salienta o fato de o seu novo livro ser radicalmente sem regra. “A regra é o amor em qualquer sentido.”

'O AMOR NO TERCEIRO MILÊNIO'
Nesta quinta-feira, 18, às 19h, noite de autógrafos do livro de Wilmar Silva de Andrade, no auditório da Academia Mineira de Letras (AML), Rua da Bahia, 1.466, Lourdes. O livro será vendido no local a R$ 30.

MAIS SOBRE E-MAIS