Clássico de David Mamet ganha adaptação brasileira dirigida por Alexandre Reinecke

Montagem, sucesso da Broadway nos anos 1980, fica em cartaz neste sábado no Palácio das Artes

por Carolina Braga 05/06/2015 08:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
João Caldas Filho/divulgação
Atores trazem para o Brasil o clima competitivo dos EUA nos anos 1970 (foto: João Caldas Filho/divulgação)
Tudo começou com uma sugestão de José Wilker. O diretor Alexandre Reinecke foi convidá-lo para fazer 'Uma vida no teatro', texto de David Mamet, e o ator ampliou a proposta. “Empolgado, ele falou: ‘Vamos fazer as duas. Também sou louco por 'O sucesso a qualquer preço’”, conta Reinecke. Foi assim que o diretor conheceu a peça que fez sucesso no cinema e na Broadway.


A produção brasileira demorou e Wilker morreu antes de o projeto se concretizar. A montagem que chega a BH estreou no mês passado. O elenco reúne Norival Rizzo, Marco Pigossi, André Garolli, Renato Caldas, Marcos Daud, Didio Perini e Alexandre Freitas.

“Curioso como hoje em dia você faz uma peça com sete atores e se diz que o elenco é grande”, comenta o diretor. Engraçado também como um texto escrito na década de 1980 permanece cada vez mais atual.

'O sucesso a qualquer preço' narra um momento na vida de corretores de imóveis obrigados a participar de uma competição. A premiação será um cadillac para o melhor vendedor, um conjunto de seis facas para churrasco para o segundo colocado e “o olho da rua” para o terceiro.

“Mamet escreve textos universais e atemporais. Este se passa nos EUA dos anos 1970, mas poderia se passar no Brasil de hoje, pois questiona até que ponto alguém chega para ter sucesso. Questiona-se a linha da ética, da moral”, explica Marco Pigossi.

O texto de Mamet é um grande desafio, observa o ator. “Cheio de intervenções, ele é todo entrecortado. A gente tem que entrar no universo do Mamet”, comenta Pigossi. Alexandre Reinecke concorda. “É uma peça de atores. O texto tem um ritmo que pede vigor intenso, ao mesmo tempo em que deve ser inteligível. Mostra o quão patéticos somos na luta pela sobrevivência”, diz.

Em 1984, 'O sucesso a qualquer preço' recebeu o prêmio Pulitzer de teatro. Em 1992, o texto foi adaptado para o cinema, em filme estrelado por Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Ed Harris. Em 2012, Al Pacino montou a peça na Broadway. Depois da sessão de amanhã, os atores conversam com a plateia. O papo será mediado por Expedito Araujo.

'O SUCESSO A QUALQUER PREÇO'
Sábado, às 21h. Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS