Ilustrador mineiro lança livro que propõe viagem ao mundo pela literatura

Belas aquarelas de Lelis conduzem pequenos e veteranos leitores a uma viagem por lugares distantes e perdidos no tempo, referências para autores como Guimarães Rosa, Kafka e Monteiro Lobato

por Ângela Faria 30/05/2015 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Lelis/divulgação
Praga, cidade de Kafka: um dos destinos de Hortência (foto: Lelis/divulgação)

Chargista, ilustrador e escritor, o mineiro Lelis manda para as livrarias 'Hortência das tranças' (Editora Abacatte), uma delicada declaração de amor ao mundo das histórias. A moça do título deixa ensopado e café coado para o marido, enche a mala de livros e sai pelo mundo – de ônibus – espalhando causos inspirados em prosadores como ela: Monteiro Lobato, Franz Kafka, Cervantes e, claro, João Guimarães Rosa.

Gente simples da roça e da cidade toma ciência de aventuras de Quixote, dos aperreios de Riobaldo e Diadorim, assusta-se com a baleia Moby Dicky, diverte-se com a boneca de pano que atazana uma espiga de milho tirada a visconde. Com seu vozeirão, a contadora de histórias Hortência leva meninos, moços e velhos para Praga, uma cidade longínqua onde gente vira inseto.

As belas aquarelas de Lelis conduzem pequenos e veteranos leitores a uma viagem por lugares distantes e perdidos no tempo. À primeira vista, parece um livro infantil. Se as crianças tomam conhecimento de histórias que encantam os pais, quem vai viajar – mesmo – por ali são os adultos...

Ilustrador do Estado de Minas, o autor lançou vários livros, é artista premiado em salões de humor e tem trabalhos editados na França e no Canadá, entre outros países. Neste sábado, das 11h às 13h30, Lelis vai autografar Hortência das tranças no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim).

 

Lelis/divulgação
(foto: Lelis/divulgação)
 

MAIS SOBRE E-MAIS