Escritora mineira escreve sobre temas polêmicos como bulimia e dislexia em romance

Livro conta os dramas pessoais de um triângulo amoroso enquanto apresenta questões ambientais ao leitor

por Fernanda Machado 28/05/2015 12:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
'Coração sem fim' / Facebook / Divulgação
A escritora e advogada mineira Larissa Lúcio de Carvalho (foto: 'Coração sem fim' / Facebook / Divulgação)
Há pouco mais de seis meses a escritora mineira Larissa Lúcio de Carvalho se lançava no mundo dos romances. Acadêmica e apaixonada por literatura, a advogada acumulava artigos científicos e crônicas. Mas sentia que faltava uma cereja no bolo. Foi assim que nasceu 'Coração sem fim', romance de 452 páginas, publicado pela Chiado Editora, de Portugal.

Ativista dos direitos dos animais, Larissa foi atrás do projeto Tamar e das estratégias de proteção de tartarugas marinhas para basear o seu livro. A partir do foco na questão ambiental, a autora parte então para os personagens, seus dramas pessoais e conflitos. São três protagonistas, amigos de infância que se descobrem em um triângulo amoroso quando adultos. Além do drama da preservação ambiental, a autora aborda temas como bipolaridade, dislexia e bulimia. "Muitos me perguntaram: 'mas tanta coisa no livro não o deixou confuso?' Respondo que não. São muitos personagens, mas todos tem uma história que se desenvolve naturalmente.", explicou Larissa Lúcio de Carvalho. "No livro abordo temas que nós convivemos. Angústia, culpas, medos, remorsos e invejas. Coloco essas características nos personagens para que as pessoas vejam que é comum, todos nós sentimos". Conclui.

Temas como a dislexia e a bipolaridade são abordados sob a perspectiva de quem convive de perto com tais condições. Larissa tem uma filha disléxica e tem casos de bipolaridade na família. "Quero falar sobre a importância do diagnóstico precoce, as possibilidades de tratamento e a melhora na auto-estima dessas pessoas." diz Larissa.

O livrou levou quase um ano para ficar pronto e foi lançado em dezembro do ano passado. Desde o seu lançamento, Larissa já esteve na Itália e na Frabça divulgando o trabalho, além de ter sido agraciada com uma cadeira na Academia de Letras de Valparaíso, no Chile. "Recebo também muito retorno de gente do México que está lendo o livro e diz que não consegue parar". A autora ainda vai receber o prêmio de melhor romance de 2015 pela Literart.

Crítica literária online

Nomes de peso são influência de Larissa para 'Coração sem fim'. Graciliano Ramos e Victor Hugo são os nomes mais importantes, segundo a autora. Quando não está debruçada sobre os clássicos da literatura, a autora está na internet promovendo a arte.

Seja no Facebook, no Instagram ou no blog oficial do livro 'Coração sem fim', Larissa aproveita o espaço para fazer recomendações ao público. "Posto nesses espaços os livros, romances e filosofias que estou lendo. Tento indicar esse tipo de livro para os leitores. Tenho um retorno interessante no blog", conta.

MAIS SOBRE E-MAIS