Picasso e Giacometti são leiloados por preços recordes em Nova York

Juntas, obras custaram o equivalente a quase 1 bilhão de reais

por AFP 12/05/2015 09:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Andrew Burton / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Obra 'Mulheres de Argel', de Picasso. Peça também se tornou a mais cara do pintor espanhol. Ao fundo, 'O homem que aponta', do suíço Alberto Giacometti, também vendido por preço recorde (foto: Andrew Burton / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Nova York, Estados Unidos -
O quadro 'Les Femmes d'Alger (Mulheres de Argel)', do pintor Pablo Picasso, foi arrematado nesta segunda-feira pelo preço recorde de 179,3 milhões de dólares no leilão da Casa Christie's de Nova York; e a escultura 'L'homme au doigt' (O homem que aponta), de Alberto Giacometti, obteve 141,28 milhões de dólares.

'Les Femmes d'Alger', obra pintada pelo mestre espanhol em 1955 e que mostra um harém, superou o recorde absoluto de 'Três estudos de Lucian Freud', de Francis Bacon, vendido por 142,4 milhões de dólares também pela Christie's, em 2013, em Nova York.

O valor foi alcançado após onze minutos de disputa entre os interessados.

O recorde para um Picasso pertencia a 'Nu, folhas verdes e busto', vendido por 106,4 milhões de  dólares em 2010.

'O homem que aponta' superou nesta segunda o recorde de outra escultura de Giacometti, 'O homem que caminha I' (L'homme qui marche I), leiloada por 104 milhões de dólares em 2010, também pela Casa Christie's.

A elegante obra de bronze de 1,77 metro do artista suíço é agora a escultura arrematada pelo maior preço na história dos leilões.

Segundo o vice-presidente da Christie's, Loic Gouzer, 'O homem que aponta' estava avaliado em 130 milhões de dólares.

A escultura detém agora o terceiro maior preço pago por obra de arte em leilão, sendo superada apenas por 'Les Femmes d'Alger' e 'Três estudos de Lucian Freud'.

Outra obra de Picasso, 'Buste de femme - femme a la résille', obteve nesta segunda-feira 67,36 milhões de dólares, superando a estimativa de 55 milhões de dólares.

Já 'Le Parlament, soleil couchant', do impressionista francês Claude Monet, foi vendido por 40,48 milhões de dólares, dentro da previsão de entre 35 e 45 milhões de dólares.

O leilão da Christie's 'Explorando o futuro através do passado' incluiu uma seleção de 35 obras do final do século XIX até o presente e gerou um valor total de 705.858.000 dólares, com apenas um lote sem venda.

"Nunca vi o salão tão cheio, havia duas salas repletas esta noite", assinalou o presidente da Christie’s, Jussi Pylkkanen, ao final do leilão.

"Os compradores vieram de todo o mundo e esta noite houve muita competição entre colecionadores americanos, europeus e asiáticos", disse Pylkkanen.

"É um ponto de virada na história da arte. É o leilão do século", declarou à AFP Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, líder mundial em informação de mercado.

MAIS SOBRE E-MAIS