Tony: indicações ao 'Oscar do teatro' incluem celebridades de cinema e TV

Bradley Cooper, Elisabeth Moss, Helen Mirren e outros famosos das telas concorrem ao troféu mais disputado dos palcos norte-americanos

por AFP 28/04/2015 16:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jemal Countess/Getty Images/AFP
Vencedora do Oscar, Helen Mirren vive a Rainha Elizabeth II em 'The audience', na Broadway (foto: Jemal Countess/Getty Images/AFP)
Várias estrelas de Hollywood receberam indicações ao Tony, o grande prêmio da Broadway e apontado por muitos como o 'Oscar' do teatro. Bradley Cooper foi indicado na categoria melhor ator por seu papel em 'The Elephant Man', enquanto Elisabeth Moss, a Peggy Olson da série de TV 'Mad men', foi indicada a melhor atriz por seu papel em 'The Heidi chronicles'.

Os britânicos também foram indicados, com Helen Mirren pela interpretação da rainha Elizabeth II em 'The audience', assim como Bill Nighy e Carey Mulligan por 'Skylight'. 'The last ship', musical de autoria de Sting que saiu de cartaz em janeiro por vendas de ingresso abaixo do esperado, recebeu duas indicações: trilha original e orquestração.

Os grandes destaques entre os indicados são os musicais 'An American in Paris' (adaptação do clássico do cinema 'Sinfonia de Paris') e 'Fun home', que disputam o prêmio em 12 categorias cada. Os dois estão na disputa de "melhor musical" e de melhor ator.

'An American in Paris' também rendeu duas indicações para o diretor britânico Christopher Wheeldon. As peças britânicas 'Wolf hall', 'Skylight' e 'The audience' receberam oito, sete e três indicações, respectivamente. A autora Hillary Mantel, vencedora do Booker Prize com os livros 'Wolf hall' e sua sequência 'O livro de Henrique', foi indicada como coautora, ao lado de Mike Poulton, na categoria melhor peça.
Rob Kim/Getty Images/AFP
Bradley Cooper (ao centro) com colegas do elenco de 'The Elephant Man' (foto: Rob Kim/Getty Images/AFP )

O musical 'Something rotten' recebeu 10 indicações, enquanto o revival de 'O rei e eu' concorre em nove categorias. A adaptação para o teatro do livro 'The curious incident of the dog in the night-time' ('O estranho caso do cachorro morto', no Brasil), sobre um menino com autismo, recebeu seis indicações, incluindo peça, diretor e ator.

'Disgraced', vencedora do Pulitzer e sobre um advogado de sucesso que reflete sobre o motivo que o levou a esconder sua ascendência paquistanesa, foi indicada na categoria de melhor autor, com Ayad Akhtar. A premiação do Tony acontecerá em 7 de junho.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS