Artistas protestam contra fim do Teatro Klauss Vianna

Manifestação interrompeu brevemente o tráfego em pista da Avenida Afonso Pena nesta sexta-feira, 24

por Fernanda Machado 24/04/2015 17:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Cristina Horta/EM/D.A Press
(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Um protesto contra o encerramento das atividades no Teatro Klauss Vianna reuniu dezenas de artistas nas proximidades do antigo prédio da Oi na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Capitaneados pelo Grupo Oficcina Multimédia, da Fundação de Educação Artística (FEA), os manifestantes se reuniram entre as 12h e 14h desta sexta-feira, 24, demandando a retomada da função cultural no espaço que atualmente pertence ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Através do Facebook, a convocação para a manifestação levantava questões propostas pelo grupo: "O que significa hoje fechar um teatro numa cidade cultural como Belo Horizonte? O que o Poder Público nos deixa entender quando decide pelo fechamento de um teatro? Qual a importância de um teatro para a nossa cidade? Para nós?", escreveram os organizadores. 

 

Inaugurado em 1985 como Teatro Telemig, o Klauss Vianna era fruto de acordo entre o Governo de Minas e a companhia telefônica que, na década de 1990, cedeu estrutura à sucessora Oi. Com a desapropriação do prédio, destinado a tornar-se a nova sede do TJMG, o teatro teve seu fim anunciado pelo tribunal no último dia 14.

 

A luta da classe artística pela manutenção do espaço — considerado um dos melhores para apresentações de dança na capital mineira —  inclui, além das manifestações, a organização de um abaixo-assinado que convoca a Secretaria de Estado da Cultura e o TJMG para um diálogo que inclua a classe artística e revise a decisão. Com mais de 480 adesões em uma meta de 500, o texto de assinatura coletiva adverte que "a abertura de um novo espaço pelo OI Futuro no Palacete Dantas e no Solar Narbonna não substitui a existência de um teatro do porte e da relevância histórica do Teatro Klauss Vianna".

Cristina Horta/EM/D.A Press
(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
 

MAIS SOBRE E-MAIS