Assembleia de Minas discute possível resgate do Ballet Jovem

Corpo de dança do Palácio das Artes pode voltar à ativa com bolsas de estudo via Fapemig

por Mariana Peixoto 15/04/2015 15:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Paulo Lacerda/Divulgação
Falta de recursos financeiros levou à encerramento do projeto de formação de bailarinos em março (foto: Paulo Lacerda/Divulgação)
Criado em 2007 pela Fundação Clóvis Salgado, o Ballet Jovem, projeto de formação de bailarinos, teve suas atividades encerradas em março devido à falta de recursos. Uma solução para a continuidade da iniciativa foi debatida na última terça-feira, 14, por deputados que integram a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


A concessão de bolsas de estudo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) seria uma alternativa para que o grupo, que conta com 32 integrantes, continuasse a existir. “Estamos em estudos para providenciar o pagamento de bolsas pela Fapemig, por meio de um projeto piloto nesse final de ano para, a partir do ano que vem, funcionar com o projeto de residência Cefart em dança e teatro”, afirmou o presidente da FCS, Augusto Nunes-Filho.


A partir de 2016, o projeto da fundação é institucionalizar o Ballet Jovem, de forma que ele deixe de depender de captação de recursos eventuais. Esse projeto passa pela reformulação do Centro de Formação Artística (Cefar), órgão da fundação responsável pelos cursos técnicos e de extensão para formação e qualificação profissional nas áreas de teatro, dança e música. Rebatizado de Cefart, o órgão deve passar a oferecer também cursos de tecnologia do espetáculo.


O Cefar atende hoje 461 alunos, sendo 183 em curso de música, 115 em dança (não profissional), 69 em teatro, 41 em curso de profissionalização em dança e 53 em artes plásticas. Ainda não há definição sobre o número de bolsas que seriam oferecidas e seus valores.



MAIS SOBRE E-MAIS