Artistas fazem crítica ao consumismo em exposição

Flaviana Lasan e Frank Soarbine trabalham com a ressignificação de objetos rotineiros

por Walter Sebastião 30/03/2015 10:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Frank Soarbine/Divulgação
(foto: Frank Soarbine/Divulgação)
Flaviana Lasan e Frank Soarbine estão apresentando até 30 de abril, na galeria de arte do PlugMinas, a exposição 'Desconstrossumismo'. Eles mostram objetos e instalações idealizados a partir da desconstrução e ressignificação de produtos. "É uma critica à sociedade em que os objetos manipulam as pessoas", explica Frank. Ou como quer Flaviana, “uma reflexão poética sobre o consumismo a partir de peças que estimulam sentimentos, duvidas, perguntas”.

Exemplo do realizado, como aponta Frank Soarbine, pode ser o trabalho 'Máquina do tempo', uma ampulheta criada com duas moringas. Ou a máquina de tear cujos fios são tiras com palavras. Há, ainda, trabalhos que usam livros e móveis. A proposta de trabalhar imagens alterando a função dos objetos foi inspirada no texto 'Desobjeto', do poeta Manoel de Barros, que a dupla conheceu durante aula de expressão gráfica no curso de artes visuais da Escola de Design da UEMG.

Fazer arte a quatro mãos, como explica Flaviana Lasan, foi desafiador. "São duas pessoas diferentes, com pensamentos distintos, que tiveram de achar algo que fosse significativo para ambos", conta, acrescentando que o processo cobrou muita negociação. Referência para o realizado, aponta, é a produção do coletivo Gambiólogos e do duo O Grivo, além de textos dos filósofos Walter Benjamim e Friedrich Nietzsche. Os primeiros, trazendo a questão da transformação dos objetos e da criação de peças que conseguem tirar sentimentos das pessoas. Os últimos, considerações sobre a face dura, agressiva e solitária da modernidade e do capitalismo.

Os dois artistas foram selecionados pelo Edital Jovem Artista 2014-2015, do Centro de Formação e Experimentação Digital, voltado para criadores com idade entre 14 e 29 anos, de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DESCONSTROSSUMISMO
Objetos e instalações de Flaviana Lasan e Frank Soarbine, no PlugMinas (Rua Santo Agostinho, 1.441, Horto). De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e sábado, das 9h às 13h. Entrada franca. Informações: (31) 3484-1015.

MAIS SOBRE E-MAIS