Picasso avaliado em R$ 53 milhões seria vendido por dez vezes menos

Apreendida pela polícia italiana, obra 'Violon et bouteille de Bass' foi oferecida a leilão por 1,4 milhões de euros - o equivalente a menos de R$ 5 milhões

por Fernanda Machado AFP 27/03/2015 19:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Pintura de 1912 representa período cubista do espanhol e teria sido mantida por 37 anos em acervo pessoal de um aposentado, que afirma ter recebido a obra como presente de um antigo cliente (foto: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS )
A polícia italiana apreendeu um quadro de Pablo Picasso avaliado em 15 milhões de euros e uma estátua do período romano que seriam exportados ilegalmente, informou a imprensa local. O quadro foi apresentado como uma obra de 1912, do período cubista do artista espanhol. Segundo a mesma fonte, a tela 'Violon et bouteille de Bass', de 54cm x 45cm, tem uma história curiosa.

A pintura foi posta à venda recentemente por um aposentado por 1,4 milhão de euros - muito abaixo de seu valor comercial -, depois de descobrir, por meio da casa de leilão Sotheby's, que tinha um Picasso autêntico nas mãos. O homem contou ter ganhado a peça em 1978 como agradecimento de um cliente por ter restaurado, de graça, um quadro com a foto da esposa recém-falecida.

"O artesão a conservou por 36 anos, sem maiores cuidados, até que descobriu por acaso que era um Picasso", relatou a Polícia especializada em patrimônio cultural e artístico. O quadro está retido pelas autoridades até que se comprove se a história é verdadeira.

Os exames técnicos apontaram que a obra consta do catálogo Zervos, edição 1961, um conhecido catálogo especializado em arte do século XX, incluindo Picasso. Segundo o general Mariano Mossa, o óleo tem "uma excepcional relevância artística" e, em 1978, pertencia a um colecionador particular.

Já a estátua romana é do século II, ou III, e está avaliada em oito milhões de euros, segundo a imprensa italiana. Essa peça é bastante peculiar, tanto por sua forma como pelo estado de conservação. Duas estátuas similares podem ser observadas no Museu Britânico de Londres e em um museu do Vaticano.

MAIS SOBRE E-MAIS