Ocupação Afazeres Queers promove grupo de estudos no Teatro Espanca! em BH

Artistas são desafiados a romper com a heteronormatividade em suas expressões

por Bossuet Alvim 18/03/2015 15:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Chega ao fim nesta quarta-feira, 18, o prazo de inscrição para o grupo de estudos do projeto Afazeres Queers, série de iniciativas culturais que ocupará o Teatro Espanca!, em BH, do próximo dia 24 até 1º de abril. Promovida pelo coletivo Beijo no Seu Preconceito, a experiência pretende "criar uma frente de artistas e ativistas que tensionam as normas heterossexuais e que buscam uma produção artística em prol de uma sociedade plural e com respeito às diferenças", conforme comunicado da organização. Os encontros acontecem nos dias 24, 26 e 31 de março, sempre de 10h às 13h.

 

Encabeçada por Alexandre de Sena, Igor Leal e Will Soares, a preparação de artistas se dará "através de estudos teóricos e jogos coreográficos". A intenção, explica o comunicado, é romper com padrões e repetições do movimento para conduzir atores ao questionamento da própria arte. Estas formas de expressão menos viciadas seriam, portanto, uma maneira 'queer' de exercício da arte. As inscrições gratuitas devem ser preenchidas neste link.

 

Os estudos que formam a Teoria Queer surgiram por volta da década de 1980. Explorados em diversas áreas acadêmicas, consistem em reflexões sobre o papel político e social de identidades e orientações sexuais destoantes do convencional — com ênfase em vivências socialmente marginalizadas, como travestilidade e transexualidade. Inspirados por estes trabalhos, Leal, Sena e Soares reuniram-se no ano passado em uma pesquisa artística que deu origem à Ocupação Afazeres Queers.

 

Além do grupo de estudos, a programação no Teatro Espanca! inclui exposição fotográfica e de artes visuais, sessão de cinema e performances de Lucas Martinelli, Ana Luísa Santos, Ed Marte e Nina Caetano. No dia 28, a Noite Queen Queer celebra a troca de experiências em uma reunião festiva.



MAIS SOBRE E-MAIS