Projeto fotográfico monta cena com miniaturas em situações do dia a dia

'Encolhi as pessoas' surgiu no ano passado e tem como objetivo fazer com que o espectador se coloque na situação das miniaturas

por Adriana Izel 06/03/2015 10:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Renan Viana/Divulgação
(foto: Renan Viana/Divulgação)
Uma visita a um antiquário fez com que o fotógrafo paraense Renan Viana, 25 anos, decidisse criar o projeto fotográfico 'Encolhi as pessoas', disponível atualmente no Instagram e em seu site oficial. Ao se deparar com uma caixa de miniaturas, ele se impressionou com a quantidade de detalhes dos pequenos bonecos e automaticamente veio em sua cabeça as ideias das imagens.

"Voltei para casa e comecei a pesquisar sobre o assunto. Vi trabalhos fantásticos de fotógrafos pelo mundo que usam miniaturas para compor suas cenas. Adoro o filme 'Querida, encolhi as crianças', então resolvi usar os bonecos para criar um projeto onde "encolho as pessoas" e as coloco em cenas inusitadas, levando a imaginar como seria ser tão pequeno naquela situação", explica Viana.

Desde o início do ano passado, ele utiliza as miniaturas produzidas na Alemanha, usadas normalmente em maquetes de ferrovias, para compor as fotos. As cenas externas normalmente são gravadas no fim de semana e à noite durante a semana ele monta as imagens dentro de casa. "Sempre procuro evidenciar o tamanho dos bonecos compondo as cenas com objetos comuns e de uso popular", completa.

'Encolhi as pessoas' começou a fazer sucesso nas redes sociais. O perfil, inclusive, já esteve duas vezes entre os sugeridos pelo Instagram mundial para os usuários da plataforma. Devido ao sucesso, Renan Viana estuda a possibilidade de expor os trabalhos ainda este ano. "Com o projeto pretendo levar os espectadores a se imaginarem na situação que coloco as miniaturas, muitos comentam como gostariam de estar ali, isso é muito interessante", afirma.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS