Rodoviária recebe exposição de presépios feitos por moradores de BH

Mostra reúne 15 presépios feitos pelas comunidades do entorno dos centros culturais da capital

por Estado de Minas 17/12/2014 08:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
PBH / Divulgação
(foto: PBH / Divulgação)
O Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, no Centro de BH, entrou de vez no clima natalino com a exposição 'BH-Presépios e Folias', organizada pela Fundação Municipal de Cultura. A exposição reúne 15 presépios feitos pelas comunidades do entorno dos centros culturais da capital. A atividade faz parte das comemorações do aniversário de Belo Horizonte e fica em cartaz até o dia 6 de janeiro de 2015. A visitação é gratuita.


A mostra 'BH – Presépios e Folias' tem o propósito de evidenciar manifestações culturais populares sobre a celebração do Natal, além de valorizar, preservar e difundir esse patrimônio. A confecção dos presépios foi realizada em oficinas nos meses de outubro e novembro, seguindo conceitos como o reaproveitamento, a ressignificação e reutilização de materiais de forma criativa para recriar a narrativa do nascimento de Jesus Cristo. Os participantes foram convidados a incorporar a identidade e o repertório artístico local sob a orientação de profissionais da FMC.

A iniciativa busca fortalecer vínculos artísticos, culturais e também comunitários a partir de uma ação que integra pessoas de diferentes gerações e repertórios culturais. Segundo a coordenadora das oficinas, Rosi Bakir, a troca de experiências simbólicas é sempre muito rica e intensa. “Antigas histórias são resgatadas e muitos fazeres partilhados”, afirma.

MAIS SOBRE E-MAIS