Arthur Omar rompe os limites da fotografia em novo trabalho

Fotógrafo bate-papo com o público e lança livro 'Antes de ver %u2013 Fotografia, antropologia e as portas da percepção' em BH

por Carlos Herculano Lopes 10/12/2014 09:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arthur Omar/divulgação
Imagens de Arthur Omar se inspiraram no legado de William Blake e Aldous Huxley (foto: Arthur Omar/divulgação)
O fotógrafo, cineasta e escritor mineiro Arthur Omar é o convidado desta quarta do projeto Foto em pauta, que há 10 anos traz a BH nomes conhecidos da fotografia. Autor da série 'Antropologia da face gloriosa' (1997), com a qual participou da Bienal de São Paulo, ele apresenta 'Antes de ver – Fotografia, antropologia e as portas da percepção' (Cosacnaify). O volume traz 160 imagens inéditas inspiradas na pintura visionária de William Blake e nas teorias de Aldous Huxley sobre estados alterados da consciência.
 

Trata-se de um livro bonito e diferente, que mexe com a imaginação. Ele não foi concebido com imagens convencionais de pessoas ou lugares. Antes de tudo, o artista se valeu de elementos vitais da natureza – a água, o fogo, a terra e os minerais – em seu estado mais primitivo para concluir esse trabalho de teoria e experimentação.


De acordo com Arthur Omar, algumas questões, que provavelmente ficaram em aberto a partir de 'Antropologia da face gloriosa', pediam para ser desenvolvidas. “'Antes de ver'... fornece uma visão da fotografia bem diferente dos textos canônicos, que, a rigor, todos são obrigados a citar em estudos sobre o tema, o que acaba tornando a pesquisa um tanto repetitiva”, observa.


Segundo o autor e cineasta, que dirigiu os longas 'Triste trópico' e 'Sonhos e história de fantasmas', o livro foi construído como uma sequência de ideias, construídas num plano ascensional de complexidade. “O mesmo se dá com as imagens, para que no final tudo faça sentido e o experimento em teoria da imagem forneça os seus ditames conclusivos”, diz.


Arthur Omar lançou também 'Viagem ao Afeganistão', com prefácio assinado pelo filósofo italiano Antonio Nigri, 'O esplendor dos contrários' e 'Lógica do êxtase'.


'Antes de ver – Fotografia, antropologia e as portas da percepção'

Lançamento do livro de Arthur Omar. Nesta quarta, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro (Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras). Entrada franca. Informações: (31) 3229-2975.



MAIS SOBRE E-MAIS