Livro que descreve o Império Brasileiro volta às prateleiras

Dicionário geográfico, histórico e descritivo foi escrito pelo militar francês Milliet de Saint-Adolphe e publicado em 1845

por Estado de Minas 10/12/2014 09:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Johann Moritz Rugendas/reprodução
Índios são registrados no livro de Milliet de Saint-Adolphe (foto: Johann Moritz Rugendas/reprodução)
Volta às prateleiras uma obra importante para o estudo da história do país. Hoje à noite, será lançada a reedição crítica do 'Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil', escrito pelo militar francês Milliet de Saint-Adolphe e publicado em 1845.


O volume faz parte da Coleção Mineiriana e chega a público graças à parceria da Fundação João Pinheiro com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Saint-Adolphe o escreveu nos 26 anos em que morou no Brasil. Seu trabalho se destaca por oferecer uma descrição geral do Império brasileiro, extrapolando o enfoque meramente provincial.


O autor fornece dados históricos e econômicos sobre províncias, cidades, vilas e aldeias brasileiras. O leitor encontra informações sobre população, comércio, indústria, agricultura e mineração, além da descrição de rios, lagoas, serras e montes. Os especialistas Renato Pinto Venâncio e Maria do Carmo Andrade assinam textos introdutórios.


A historiadora Maria Marta Araújo, coordenadora da edição pela FJP, reforça que a obra, apesar de seus 169 anos, continua sendo referência, “principalmente para a compreensão e análise dos diferentes processos que determinaram a configuração histórica e geográfica do país”. De acordo com ela, trata-se de fonte obrigatória para a análise de práticas discursivas que permitiram, no século 19, consolidar a imagem de um Império para o Brasil. Essa concepção propiciou a integridade política e administrativa do vasto território brasileiro.


O dicionário de Saint-Adolphe, lembra Maria Marta, é uma das principais fontes para perceber tanto a diversidade das experiências históricas e espaciais dos diferentes grupos que então formavam o povo brasileiro quanto para compreender as múltiplas maneiras de pensar e viver social e culturalmente o espaço e o território.

'Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil'
De Milliet de Saint-Adolphe. Lançamento hoje, às 18h30, na Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi). Informações pela internet.

MAIS SOBRE E-MAIS