Alunos da rede pública abordam opressão sobre universo feminino na peça 'Zanzar'

Estudantes atendidos pelo programa Núcleo Valores de Minas trabalham em todas as etapas de criação do espetáculo, que tem entrada franca entre os dias 3 e 7

por Bossuet Alvim 02/12/2014 15:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Plugminas/Divulgação
Peça do Núcleo Valores de Minas mescla teatro, dança, artes visuais, circo e música (foto: Plugminas/Divulgação)
O universo feminino e a opressão sofrida pelas mulheres — violência física e sexual, desigualdade de oportunidades — são explorados em 'Zanzar', espetáculo dos alunos do Núcleo Valores de Minas que estreia nesta quarta-feira, 13, em Belo Horizonte. A peça funciona como atividade de conclusão para estudantes do projeto estadual PlugMinas e tem entrada franca, em cartaz até 7 de dezembro. No dia 12, duas novas sessões serão levadas ao Palácio das Artes, também com distribuição gratuita de ingressos.

 

'Zanzar' mostra uma família composta por artistas circenses e parte destes personagens para abordar a construção social da mulher na sociedade. O argumento da peça cresceu a partir da pesquisa dos alunos, que começaram o trabalho com reflexões sobre as fronteiras que separam seres humanos. Os altos índices de violência sexual nortearam boa parte da discussão ao longo de um ano, e deram origem ao conceito do espetáculo. "Os jovens tiveram total autonomia para criar e compartilhar com os colegas suas ideais e vivências e a partir desse processo colaborativo surgiu ‘Zanzar'", diz Juliana Pautilla, coordenadora de Teatro do Núcleo Valores de Minas.

 

Pautilla assina a direção de 'Zanzar' em parceria com Cyntia Reyder, coordenadora de Dança do Núcleo, além da diretora convidada Samira Ávila. Além de orientar o processo criativo e dar vida aos personagens em cena, os estudantes da rede pública de ensino são responsáveis pela confecção de adereços, trilha sonora e desenvolvimento de figurinos sob orientação dos profissionais Jonnatha Horta Fortes e Morgana Marla. Cerca de 500 jovens da décima turma formada pelo projeto trabalharam para a estreia de 'Zanzar'.

 

'Zanzar'

Espetáculo final dos alunos do Núcleo Valores de Minas. De sexta-feira, 3 de dezembro, a domingo, 7 no PlugMinas (Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto). De quarta a sexta, às 20h; sábado às 17h e 20h; domingo às 17h. Entrada franca com distribuição de ingressos duas horas antes de cada sessão. Informações: (31) 3484 1015 ou pela página do PlugMinas no Facebook.



MAIS SOBRE E-MAIS