Corpo convida Skank para fazer trilha sonora de coreografia dos 40 anos do grupo

Em agosto, o público poderá conferir o resultado desse antigo namoro

por Helvécio Carlos 25/11/2014 07:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Cassilene Abranches, Rodrigo Pederneiras, Samuel Rosa, Paulo Pederneiras, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti com bailarinos do Corpo, na sede da companhia em Belo Horizonte (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Ainda é cedo para Skank e Grupo Corpo definirem com exatidão como será a trilha sonora do próximo espetáculo da companhia de dança mineira. Se depender da coreógrafa Cassilene Abranches, uma dica quase sussurrada a Samuel Rosa pode trazer novidades para a história do grupo. “Capricha no rock and roll”, pediu ela ao compositor, ontem, no fim do encontro que reuniu os irmãos Rodrigo, Míriam, Pedro e Paulo Pederneiras com os músicos Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti.


A parceria foi selada na sede do Corpo, no Bairro Mangabeiras. O novo trabalho fará parte do programa comemorativo aos 40 anos do grupo, cuja estreia está prevista para agosto de 2015. A outra peça, ainda sem nome, reúne Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Uakti e o coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

Samuel não disse nem sim nem não ao pedido de Cassilene. Entusiasmado com a primeira trilha do Skank para uma companhia de dança, o cantor e compositor disse que será “uma longa viagem musical” até fevereiro, quando a encomenda estará pronta. Durante o bate-papo, o vocalista comentou que a banda tem um poder criativo muito forte no estúdio. “Ele talvez não se iguale, mas pode chegar próximo à criatividade do Grupo Corpo”, resume.

Para buscar inspirações, Samuel vai recorrer ao que define como “laboratório musical” da banda. “As experimentações que sempre fizemos serão o começo dessa criação”, antecipou, antes de assistir atentamente ao ensaio de 'Triz', de Rodrigo Pederneiras, com trilha sonora assinada por Lenine.

OLHAR Ao lado do tecladista Henrique Portugal, o músico fazia algumas considerações técnicas. “Sempre assisto aos espetáculos do Corpo. Desta vez, o olhar é outro, estou atento a outras nuances. Não vejo a proposta com grau de dificuldade. Por ser novidade, esse desafio será uma grande diversão para a banda”.

O namoro do Corpo com o Skank é antigo. “O Paulo (Pederneiras, diretor criativo da companhia) achou legal convidá-los agora, quando vamos comemorar os 40 anos do grupo”, explicou Rodrigo Pederneiras.

O convite a Cassilene Abranches para assinar parte do novo espetáculo está ligado a esse contexto. “Queremos começar a introduzir uma coreógrafa nova para ir tomando um pouco o meu lugar”, resumiu Rodrigo,  evidenciando que já existe a preocupação de formar um sucessor para ele.

Cassilene Abranches é casada com Gabriel, filho de Rodrigo Pederneiras com a ex-bailarina Cristina Castilho. “Ela vem fazendo trabalhos geniais”, elogia o coreógrafo, deixando claro que separa as relações pessoais das profissionais.

Aos 40 anos, mãe de Pedro (de 7) e Estela (de quatro meses), Cassilene está no Corpo há 12. A coreógrafa assinou trabalhos para o Ballet Jovem da Fundação Clóvis Salgado ('Contracapa') e para a Companhia Sesc de Dança ('Oblivion' e 'Plano'). Ela também coreografou os personagens de Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer no episódio 'Pas-de-deux', no longa 'Rio eu te amo', dirigido por Carlos Saldanha.

“A tarefa é superdesafiadora, mas, como o Corpo é a minha casa, estou à vontade. Conheço muito bem os bailarinos. Alguns foram meus colegas, outros coreografei em outras companhias”, comenta Cassilene, que aposta no sucesso da parceria com o Skank. “Esse casamento será muito legal, especialmente por sermos da mesma geração. Gosto da pegada rock and roll. Estou felicíssima”, comemora ela.

MAIS SOBRE E-MAIS