Exposição em BH presta homenagem ao Mestre Aleijadinho

Mostra que celebra bicentenário do gênio do barroco segue até o dia 23 de novembro, no Museu das Minas e do Metal

01/11/2014 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rômulo Fialdini/divulgação
Obra de Carlos Bracher em homenagem a Aleijadinho (foto: Rômulo Fialdini/divulgação)

Até dia 23, o pintor Carlos Bracher apresenta, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, mostra dedicada ao escultor Aleijadinho, gênio do barroco brasileiro. Vinte e cinco telas se inspiram nas principais obras do mestre ouro-pretano.

A série Aleijadinho 200 anos: Tributo de Bracher reúne 80 telas, que ficarão expostas em Belo Horizonte, Ouro Preto e Congonhas. Todas foram criadas especialmente para o evento alusivo ao bicentenário da morte do escultor.

Várias obras surgiram ao ar livre, estabelecendo o diálogo entre o contemporâneo e o legado de Aleijadinho. Para desenvolver o projeto, Bracher passou por Congonhas, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei, Tiradentes e Mariana. Ele investiu, sobretudo, em óleos sobre tela e aquarelas, além de experimentar técnicas aproximadas da fotografia.

O pintor chama a atenção para a grandiosidade do legado de Aleijadinho, marcado tanto pela fé quanto pelo “abismo da alma”. Ele explica que, embora tenha se baseado em sua própria emoção, teve o cuidado de não descaracterizar o imaginário peculiar ao mestre do barroco.

Todas as etapas do trabalho de Bracher foram registradas no documentário inédito Nos passos de Aleijadinho, de Frederico Tonucci, e no livro Aleijadinho: 200 anos (Editora Graphar), organizado por Paulo Lemos. Ambos serão lançados durante seminário, no Museu das Minas e do Metal, marcado para o dia 22. Inscrições já podem ser feitas pelo e-mail 37semanadoaleijadinho@gmail.com.

Quinta-feira, às 19h30, André D’Angelo, professor de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai fazer a palestra “Aleijadinho arquiteto”.

A programação da Semana do Aleijadinho se estenderá por várias cidades mineiras, além de BH. Informações e agenda completa estão disponíveis em www.semanadoaleijadinho.com.br.

ALEIJADINHO 200 ANOS

Pinturas de Carlos Bracher. MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, Funcionários. De terça-feira a domingo, das 12h às 18h. Quinta-feira, das 12h às 22h. Até dia 23. Entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS