Hello Kitty completa 40 anos divertindo crianças e adultos pelo mundo

Para a Sanrio, o nascimento da personagem, em 1974, é "perfeitamente consistente com o período em que o Japão vivia"

por Fernanda Machado 29/10/2014 12:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Yoshikazu Tsuno/Reuters
(foto: Yoshikazu Tsuno/Reuters)
Quando uma suposta gatinha - uma menina, segundo seus criadores -, com um rosto simpático e fofinho surgiu no Japão em 1974, ninguém poderia imaginar que no próximo dia 1º de novembro ela iria comemorar seus 40 anos arrecadando bilhões de dólares anualmente para a Sanrio, empresa que detém os direitos da marca.

O rosto adorável de Hello Kitty, com seu eterno laço na cabeça, um símbolo do "kawaii" japonês, que significa "belo" ou "graciosa", percorreu o mundo.

Em 1974, ninguém poderia imaginar que a personagem, esboçada em poucos traços, sem contorno de rosto e sem boca, com seis traços para formar um bigode, estabeleceria-se como um sucesso surpreendente em todo o mundo. Neste ano, Hello Kitty se tornou tema de uma grande exposição inaugurada em meados de outubro em Los Angeles.

Em julho, a gatinha e/ou menininha ganhou seu próprio espetáculo em Hong Kong, e também ganhou de presente um passeio espacial para celebrar seu aniversário no satélite Hodoyoshi-3, lançado em na Rússia.

Atualmente, esta criatura, que tem fã-clubes em muitos países, arrecada vários bilhões de dólares anualmente para seus proprietários e aqueles que a usam para promover seus produtos. Prova de seu sucesso é que o Japão dedicou a ela dois parques temáticos.

Sua imagem está reproduzida em todo planeta em 50 mil artigos diferentes, de chiclete até a cabine de aeronaves, passando por eletrônicos, canetas e coleiras.

De acordo com Kazuo Tohmatsu, uma porta-voz da Sanrio, o nascimento de Hello Kitty, em 1974, é perfeitamente consistente com o período em que o Japão vivia. Três décadas depois da guerra que o arruinou, o país foi reconstruído. As crianças já tinham algum dinheiro nos bolsos e podiam gastar em distrações.

Mais adultos do que crianças
Nos últimos anos, Hello Kitty tornou-se um dos ícones do "Japão cool" e da cultura pop japonesa que invadiu o mundo com desenhos animados e mangás.

O universo rosa de Hello Kitty não se limita às meninas românticas, mas estende-se a todas as idades, no Japão e em todo o mundo. Segundo um porta-voz da empresa, o interesse atual seria até maior entre os adultos.

"De certa forma, Hello Kitty dá aos adultos o direito de brincar novamente, dá a possibilidade de externalizar uma parte de si que não pode ser expressada novamente", diz Christine Yano, uma antropóloga que estudou o fenômeno da "kawaii". Além disso, a Sanrio pretende lançar em breve uma série de produtos da Hello Kitty para os homens.

Noriko Hoshino, uma secretária de 56 anos, pretende comprá-los a seu marido e filho. Ela mesma se entregou tarde à Kittymania, mas basta um olhar para entender: em cada uma das suas unhas está o rosto de Hello Kitty. "Eu tenho muitos produtos Kitty, para a cozinha, banheiro, bolsas, lingerie... Não conseguiria listar todos", diz.

Em meados de 2014, a Sanrio surpreendeu a anunciar que Hello Kitty não é uma gata, mas "uma menininha alegre e feliz com um coração de ouro", apesar do bigode e das orelhas pontudas.

O porta-voz da empresa disse à AFP que seu verdadeiro nome Kitty White, e ela nasceu no sul da Inglaterra no dia 1 de novembro de 1974. Ela é do signo de Escorpião e seu sangue é tipo A.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS