Fórum das Letras começa nesta quarta com show de Adriana Calcanhotto

Escritora e professora Guiomar de Grammont media os debates no primeiro dia do evento

por Carlos Herculano Lopes 29/10/2014 08:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Gaúcha Adriana Calcanhotto se apresenta na abertura do Fórum (foto: Divulgação)
Com o tema ‘‘Escritas em transe’’, o Fórum das Letras será aberto hoje, às 20h30, em Ouro Preto, com pocket show da cantora Adriana Calcanhoto seguido de debate mediado pela professora e escritora Guiomar de Grammont, curadora do evento. Ao longo de cinco dias, cerca de 100 autores passarão pela cidade histórica mineira.


A grande novidade desta edição é a instalação, em Ouro Preto, da Primeira Casa Brasileira de Refúgio (Cabra), que tem o objetivo acolher escritores perseguidos em seus países por motivos políticos. A iniciativa é da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com apoio do PEN Clube do Brasil e do International Citiesof Refuge Network. A professora Sylvie Debs, representante da entidade no Brasil, e Carles Torner, do PEN Clube, estarão presentes, assim como o poeta iraniano Mohsend Emadi e a autora hondurenha Julia Olivera, que serão contemplados pelo projeto.


Para Guiomar de Grammont, a instalação da Casa de Refúgio é motivo de alegria. “Espero que esse exemplo possa servir de incentivo para iniciativas semelhantes em outras partes do Brasil. Como o Fórum versa sobre a liberdade de expressão e o fim da censura, a iniciativa não poderia ser melhor”, diz a professora.


A propósito, os 50 anos do golpe civil-militar brasileiro de 1964 serão lembrados em mesas como ‘‘Reflexões à margem da história’’, com Cláudio Aguiar, Frei Betto e Mário Magalhães; e ‘‘Herzog: símbolo da liberdade de expressão’’, com Audálio Dantas, Ricardo Kotscho e Paulo Markun, que também irá autografar os recém-lançados 'Na lei ou na marra 1964-1968' e 'Farol alto sobre as diretas 1969-1984', da Editora Benvirá. Foram programados debates com historiadores, políticos e escritores como Heloísa Starling, Lucília de Almeida Neves, Nilmário Miranda, Fernando Morais, Geneton Moraes Neto e Lira Neto.


O projeto DasLetras reunirá autores da nova geração, como Clarice Freire, Pedro Gabriel e Raphael Montes, considerado uma das revelações da literatura policial brasileira. Entre os convidados estrangeiros, o Fórum das Letras receberá o escritor suíço Patrick Straumman e a portuguesa Lídia Jorge.

 

FÓRUM DAS LETRAS
Até domingo, em Ouro Preto. Programação completa no site.



MAIS SOBRE E-MAIS