Mineiras são destaque em exposição de Playmobil no Rio

Evento no Museu Histórico Nacional comemora os 40 anos do brinquedo

por Fernanda Machado 28/10/2014 12:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Em comemoração aos seus 40 anos, o Playmobil se tornou tema de uma exposição que está aberta no Rio de Janeiro, com duas mineiras se destacando entre os vários artistas que estão mostrando seu trabalho com o brinquedo no Museu Histórico Nacional. O evento foi batizado de “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos” e é organizado pelos colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil, que também celebra seu aniversário de cinco anos.

Veja imagens da exposição!

A exposição começou no dia 17 de outubro e vai até o dia 23 de novembro. Entre as atrações está uma obra da mineira Maria Moysés, conhecida em todo o mundo pelo perfil 'iloveplaymo' no Instagram, onde tem mais de 100 mil seguidores. Ela fez uma instalação suspensa com monóculos, onde os visitantes podem ver fotos dos bonecos em situações cotidianas, assim como na rede social.

O trabalho de Maria está exposto junto do de outros artistas no espaço 4° Salão de PlaymoArte, que também tem obras da fotógrafa Fernanda Araújo, de Pouso Alegre e Juliano Zanotelli, de Florianópolis. Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério que fazem intervenções urbanas como as “cabeças Playmobil” também estão no espaço, assim, como o ilustrador digital de Fortaleza Louis Vasconcelos e o artista carioca Heberth Sobral.

No espaço principal do evento, estão 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde o seu começo em 1974 na Alemanha até os dias de hoje, com dioramas recriando cenários clássicos como o velho oeste e o espaço e painéis gigantes mostrando a evolução do brinquedo.

E aproveitando o espaço do museu, os colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil montaram um diorama especial do brinquedo para a exposição “Com a palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil”, sobre a esposa de Dom Pedro I. A montagem mostra a chegada da então arquiduquesa austríaca ao Rio de Janeiro, em 1817. Além de vários bonecos customizados, ela está sobre uma tela do marinhista Quental, criada exclusivamente para o evento.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio de Janeiro, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 (oito reais) de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.

Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos”
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro
Data: de 17 de outubro a 23 de novembro de 2014
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.
Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.
Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.
Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.
Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br

MAIS SOBRE E-MAIS