Obras de Da Vinci serão exibidas na abertura do Louvre de Abu Dhabi

Quadros de Van Gogh, Monet e Matisse também participarão da estreia do museu

por AFP - Agence France-Presse 13/10/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
Projeto do Museu Louvre de Abu Dhabi (foto: Reprodução)
Obras-primas de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Warhol figuram entre os 300 trabalhos que serão emprestados por museus franceses para a abertura do Louvre de Abu Dhabi, anunciou neste domingo o emirado.

O comunicado que revela estes empréstimos excepcionais não informa a data de inauguração do museu construído pelo arquiteto francês Jean Nouvel, mas dezembro de 2015 continua sendo o objetivo das autoridades, segundo fontes francesas.

No total, 300 obras "procedentes dos maiores estabelecimentos franceses serão apresentadas junto à coleção do museu durante o ano de abertura", indicou o emirado.

Entre as obras emprestadas figuram 'La Belle Ferronière', de Da Vinci, 'Apollo del Belvedere', de Francesco Primaticcio, 'Bonaparte cruzando os Alpes', de Jacques-Louis David, e 'O tocador de pífaro', de Edouard Manet.

Também se destacam nesta lista um famoso 'Autorretrato' de Vincent Van Gogh, 'Natureza morta com magnólia' de Henri Matisse, e 'Grande cadeira elétrica', de Andy Warhol, entre outros.

Paris e Abu Dhabi assinaram em 2007 um acordo sem precedentes de uma duração de 30 anos sobre a concepção e a colocação em funcionamento do Louvre nos Emirados.

Este acordo intergovernamental está avaliado em um bilhão de euros, aos quais se somam 500 milhões de euros que representam o custo da construção do museu.

Este projeto sofreu atrasos e foi submetido a uma auditoria em Abu Dhabi, enquanto informações publicadas na imprensa francesa apontavam no ano passado erros na gestão inicial do projeto na França, assim como desvios financeiros.

MAIS SOBRE E-MAIS