Obras de Da Vinci serão exibidas na abertura do Louvre de Abu Dhabi

Quadros de Van Gogh, Monet e Matisse também participarão da estreia do museu

por AFP - Agence France-Presse 13/10/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
Projeto do Museu Louvre de Abu Dhabi (foto: Reprodução)
Obras-primas de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Warhol figuram entre os 300 trabalhos que serão emprestados por museus franceses para a abertura do Louvre de Abu Dhabi, anunciou neste domingo o emirado.

O comunicado que revela estes empréstimos excepcionais não informa a data de inauguração do museu construído pelo arquiteto francês Jean Nouvel, mas dezembro de 2015 continua sendo o objetivo das autoridades, segundo fontes francesas.

No total, 300 obras "procedentes dos maiores estabelecimentos franceses serão apresentadas junto à coleção do museu durante o ano de abertura", indicou o emirado.

Entre as obras emprestadas figuram 'La Belle Ferronière', de Da Vinci, 'Apollo del Belvedere', de Francesco Primaticcio, 'Bonaparte cruzando os Alpes', de Jacques-Louis David, e 'O tocador de pífaro', de Edouard Manet.

Também se destacam nesta lista um famoso 'Autorretrato' de Vincent Van Gogh, 'Natureza morta com magnólia' de Henri Matisse, e 'Grande cadeira elétrica', de Andy Warhol, entre outros.

Paris e Abu Dhabi assinaram em 2007 um acordo sem precedentes de uma duração de 30 anos sobre a concepção e a colocação em funcionamento do Louvre nos Emirados.

Este acordo intergovernamental está avaliado em um bilhão de euros, aos quais se somam 500 milhões de euros que representam o custo da construção do museu.

Este projeto sofreu atrasos e foi submetido a uma auditoria em Abu Dhabi, enquanto informações publicadas na imprensa francesa apontavam no ano passado erros na gestão inicial do projeto na França, assim como desvios financeiros.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS