Artista mineiro Leopoldo Mendes reúne obras na mostra 'Um novo olhar'

Exposição com doze telas fica em cartaz na Galeria do Minas Tênis Clube II até 9 de novembro

10/10/2014 14:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Obra do artista plástico mineiro Leopoldo Mendes (foto: Divulgação)
O artista plástico mineiro Leopoldo Mendes estreia sua primeira exposição solo como profissional a partir da próxima segunda-feira, de 13 de outubro. Intitulada de 'Um novo olhar', a mostra reúne 12 telas com inspiração surrealista - duas feitas com a técnica de tinta acrílica, e oito com tinha à óleo. A exposição fica em cartaz até o dia 9 de novembro, na Galeria do Minas Tênis Clube Unidade II, no Bairro Serra.

Artista desde a primeira infância, Leopoldo começou a desenvolver seus traços ainda na escola. Aos 13 anos fez sua primeira exposição, na cidade de Pará de Minas, e foi bastante elogiado. “ Eu tinha um primo que era artista plástico na cidade e troquei um quadro com ele. Foi bem marcante para mim”, conta.

 

Veja galeria de fotos com as obras de Leopoldo Mendes

 

Divulgação
Artista plástico Leopoldo Mendes (foto: Divulgação)
O jovem artista continuou sua trajetória até o ponto em que teve que escolher sua futura profissão.“Não achava que fazer artes plásticas me traria uma segurança financeira. Decidi então pela arquitetura, por causa da proximidade com o desenho”. Mas a escolha acabou auxiliando Leopoldo a desenvolver ainda mais seus conhecimentos de pintura. “Foi o momento que eu aperfeiçoei minha técnica, entendi melhor as noções de dimensão e profundidade que hoje aparecem tanto nas minhas obras”, afirma.

Já formado, Leopoldo começou a trabalhar como arquiteto, porém a arte falou mais alto. Tanto que o artista deixou dois empregos estáveis na área para voltar a ter a pintura como foco em sua vida. “Essa vontade de pintar foi ficando muito forte. As inspirações para quadros vinham na minha cabeça, e eu apenas passava aquilo para a tela. Hoje vejo que é um dom de Deus mesmo. Só que eu não tinha tanto tempo para me dedicar”, relembra. O mineiro começou então a entrar em contato com outros artistas e voltou a expor suas obras. Participou, já em 2014, da 'Mostra Coletiva fARTura e da refARTura' no Galpão Paraíso - atelier coletivo aberto e rotativo localizado no Bairro Paraíso, Região Leste de Belo Horizonte. Depois disso, começou a batalhar um local para uma mostra solo, até que, por conta de uma desistência repentina, conseguiu a “vaga” na Galeria de Arte do Minas II.

MUDANÇA Os quadros da exposição 'Um novo olhar' fazem parte de um momento bem especial da vida de Leopoldo Mendes. Pintados entre os meses de março e setembro deste ano, eles representam um período de mudanças para o artista. “Antes eu achava que a inspiração para a arte vinha das drogas, de sair da realidade. E isso trouxe muitos problemas para a minha vida. Hoje meus quadros são inspirados nessa minha trajetória de recuperação do sofrimento que eu tive com as drogas, até a direção desse caminho de luz”, explica.

Quem quiser conferir as 12 obras inéditas de Leopoldo Mendes pode visitar a mostra 'Um novo olhar' de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábado de 10h às 18h.

'UM NOVO OLHAR'

Exposição de Leopoldo Mendes, na Galeria do Minas Tênis Clube II, na Av. Bandeirantes 2323, Bairro Mangabeiras. Informações: 3274 8509

MAIS SOBRE E-MAIS