Ouro Preto sedia a 10ª edição do Fórum das Letras de 29 de outubro a 2 de novembro

Cidade mineira receberá convidados do exterior, além da cantora Adriana Calcanhotto

por Carlos Herculano Lopes 07/10/2014 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D.A Press
O jornalista Paulo Markun fala sobre Vladimir Herzog, em Ouro Preto (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A 10ª edição do Fórum das Letras, um dos eventos literários mais conhecidos do Brasil, será realizada em Ouro Preto de 29 de outubro a 2 de novembro. Desembarcarão na cidade histórica vários convidados do exterior, como a espanhola Care Santos, o iraniano Mohsen Emadi, a hondurenha Julia Olivera, a portuguesa Lídia Jorge e o suíço Patrick Straumann.


A abertura do fórum, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), ficará a cargo da cantora, compositora e escritora Adriana Calcanhotto. O tema escolhido para a edição deste ano é “Escritas em transe”, sugestão do jornalista Audálio Dantas. Dia 31, ele participa do debate “Herzog: símbolo de liberdade de expressão”, com participação do jornalista Paulo Markun, do cineasta João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina, e de Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 nos porões da ditadura militar. Ricardo Kotscho será o mediador.

Para a curadora Guiomar de Grammont, professora da Ufop, a expectativa em relação ao Fórum das Letras é a melhor possível. “A cada ano, ele vem se consolidando como um acontecimento cultural da maior importância. Só Deus sabe o trabalho que temos para realizá-lo, mas vale a pena, pois o retorno que temos nos deixa muito felizes”, diz.

Guiomar destaca o crescimento expressivo da festa literária. “Vamos receber cerca de 100 convidados de diversas áreas do conhecimento, com ênfase para a literatura e o jornalismo. Eles participarão de seis atrações diferentes”, conta. Entre esses eventos estão o Ciclo de Jornalismo e Literatura, #Das Palavras e o Fórum das Letrinhas, dedicado ao público infantojuvenil e coordenado pela professora Tereza Gabarra.

O Fórum das Letrinhas será realizado na Tenda da Vale, Biblioteca Pública de Ouro Preto, escolas públicas e no Museu da Inconfidência. Uma oficina reunirá Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, integrante da equipe de roteiristas de Maurício de Sousa.

Dois momentos emblemáticos da história do Brasil – o golpe civil-militar de 1964, que completa 50 anos, e o movimento das Diretas já, que mobilizou o país há 30 – serão lembrados em Ouro Preto. Debates reunirão as historiadoras Heloísa Starling e Lucília de Almeida Neves e o ex-deputado federal Nilmário Miranda, que foi preso político e comandou a Secretaria Especial de Direitos Humanos no governo Lula.

Os jornalistas Fernando Morais, Geneton Moraes Neto, Paulo Markun e Lira Neto, autor da elogiada biografia de Getúlio Vargas, participarão do debate “O brado retumbante: a reconquista da democracia no Brasil”.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS