Mural de Banksy sobre xenofobia é apagado em cidade inglesa às vésperas de eleições locais

Obra do artista anônimo usa pombos para representar discriminação contra estrangeiros

por Bossuet Alvim 02/10/2014 16:01

banksy.co.uk/Divulgação
Conhecido por críticas sociais em suas obras, Banksy tem intervenções em várias cidades do mundo; mural em Essex foi apagado menos de 48 horas após divulgação no site oficial do artista (foto: banksy.co.uk/Divulgação)
Um mural aplicado por Banksy em uma parede em Clacton-on-Sea, litoral da Inglaterra, foi removido pelo governo local após denúncia que apontava a obra como "ofensiva" e "racista". O artista de rua, que tem peças e desenhos avaliados em milhares de dólares, representou o conflito social levantado pelo movimento anti-imigração do Reino Unido, usando pombos em sua alegoria. 

 

Na imagem, uma ave é rejeitada por um grupo de outras quatro, que seguram placas com as mensagens "Imigrantes não são bem vindos", "Fique longe de nossas minhocas" e "Volte para a África". Esta última frase, segundo o conselho municipal, teria sido o gatilho da denúncia.

 

"O local foi inspecionado e nossa equipe concluiu que [a imagem] poderia ser tomada como ofensiva", explicou o porta-voz do conselho, Nigel Brown, em entrevista à emissora pública BBC. Segundo ele, o mural "foi removido nesta manhã de acordo com nossa política de remoção dos materiais deste tipo em no máximo 48 horas". Banksy se mantém no anonimato, mas divulgou por um representante que não vai comentar o episódio.

 

Com 30 mil habitantes, Clacton-on-Sea é uma das principais cidades no distrito de Essex, que vive um período de ânimos exaltados em relação às políticas sociais — como as que incluem a adaptação de imigrantes, por exemplo. No próximo dia 9, os eleitores da região vão às urnas para escolher um novo líder distrital, disputa dividida entre um partido conservador e outro liberal.

MAIS SOBRE E-MAIS