Livro 'A culpa é das estrelas' é banido de escola nos Estados Unidos

Best-seller foi considerado inapropriado para crianças de 11 a 13 anos por ter história sobre morte e sexo

por Correio Braziliense 30/09/2014 11:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Fox Film/Divulgação
Casal de protagonistas do filme, adaptação do livro de John Green (foto: Fox Film/Divulgação)
A história de amor de Hazel Grace e Augustus em 'A culpa é das estrelas' não agradou a mãe de um aluno nos Estados Unidos. Ela pediu para a escola pública retirar o livro da biblioteca em Riverside, Califórnia, por achar a obra de John Green "inapropriada para crianças de 11 a 13 anos lerem". O motivo, de acordo com o site da revista 'Vanity Fair', seria o fato de que a história contém tema como sexo e câncer.

"Eu fiquei chocada por o livro estar em uma escola". A mãe montou um comitê com os professores, pais de alunos e diretores para decidirem se 'A culpa é das estrelas' permaneceria disponível na biblioteca ou se seria lido apenas com o consentimento dos pais.

Green comentou sobre o caso em rede social. O escritor ficou "feliz e triste" pela decisão da escola. "Fiquei feliz porque, aparentemente, esses jovens de Riverside nunca irão testemunhar a morte, já que elas nunca vão ler meu livro. Por outro lado, também estou triste porque esperava poder introduzir a ideia de que pessoas podem morrer a essas crianças e acabar com suas esperanças de imortalidade”, escreveu.

Protagonizado por Shailene Woodley e Ansel Elgort, o filme 'A Culpa é das estrelas' é uma das produções que mais lucrou em 2014. O longa já arrecadou mais de US$ 100 milhões só em bilheteria. O livro, segundo o site 'Publishnews', é a obra de ficção mais vendida do ano. Durante a estreia do filme, o best-seller chegou a vender mais de 110 mil exemplares.

Este é o segundo livro banido na cidade de Riverside. Em 1974 o romance de Robert Cormier, 'The Chocolate War', também foi considerado inapropriado.

Confira o trailer de 'A culpa é das estrelas':

MAIS SOBRE E-MAIS