Mariana recebe sexta edição do Circovolante - Encontro Internacional de Palhaços

Evento reúne 120 artistas de 30 grupos do Brasil e exterior

por Ana Clara Brant 26/09/2014 10:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Lilcoln Zabietti/Divulgação
Artistas de circo invadem as ruas de Mariana (foto: Lilcoln Zabietti/Divulgação)
Até domingo, Mariana será a capital nacional da gargalhada. A cidade histórica mineira é palco do 6º Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços, que reúne 120 artistas circenses de 30 grupos do Brasil e do exterior. “Este ano, conseguimos uma descentralização maior e podemos levar apresentações a bairros e distritos de Ouro Preto e Mariana. O nosso grande diferencial é a reverência à figura do palhaço tradicional, caso dos Irmãos Simões, do alagoano Birinha, do Moisés, Rei do Pedal e de tantos outros que sempre nos inspiraram, além de ser responsáveis por nossa formação”, comenta Xisto Siman, um dos organizadores do evento.

O homenageado desta edição é o baiano Borrachinha. A programação gratuita oferece filmes, bate-papos, rodada de negócios, shows e aulas-espetáculo. Hoje, haverá apresentação de grupos da Espanha, da Itália e da Argentina; amanhã, o Cortejo Samba no pé de moleque vai pôr todo mundo para desfilar. O palhaço Xuxu, personagem do ator Luiz Carlos Vasconcelos, também vai dar o ar de sua graça.

Domingo, o evento Futebol na perna de pau, do Grupo Estandarte, promete dividir a torcida na Rua Dom Viçoso. Afroboll, Galanga, SambaBem, Quarto 113, Xisto Siman e Rabo de Olho são encarregados de animar o público durante os encerramentos diários.

“Fazemos questão de convidar artistas locais, porque Mariana e Ouro Preto têm uma cena musical muito forte. Infelizmente, há outros eventos organizados na região que não valorizam as pessoas daqui”, lamenta Xisto.

O Encontro Internacional de Palhaços está focado também na discussão da arte circense como negócio. “Cada vez mais atraímos parceiros, patrocinadores e apoiadores. Temos nos destacado nacionalmente e até internacionalmente. A cada edição tem gente de vários países entrando em contato conosco. Essa troca de experiência é muito bacana”, ressalta Xisto Siman.

6º CIRCOVOLANTE

Hoje
10h: A paia assada musicada – Turma do Biribinha (AL). Praça Gomes Freire
19h30: Trampulim (MG). Praça da Sé
20h: Exibição do filme Circo. Praça Gomes Freire
20h30: Hilton Hiltof (Espanha). Praça Gomes Freire
21h30: MakuJarack (Argentina). Praça da Sé
22h30: Xisto Siman e Rabo de Olho (MG). Praça Gomes Freire

>> Atrações gratuitas. Programação completa: www.circovolante.com.br

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS