Redes sociais viram arte em exposição gratuita na Fumec

Mostra 'Navegando' reúne trabalhos da artista Jhê Delacroix, que faz pinturas, desenhos e músicas inspirados na timeline

por Fernanda Machado 23/09/2014 15:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jhê Delacroix / Divulgação
Acervo reúne pinturas, desenhos e músicas que tem o conteúdo da timeline como tema (foto: Jhê Delacroix / Divulgação)
Se hoje em dia as redes sociais moldam as rotinas, relações e comportamentos das pessoas nas grandes cidades, não é de todo estranho que elas também comecem a ter sua influência nas mais variadas artes. A mostra 'Navegando', aberta ao público na biblioteca da FCH da Fumec até o dia 31 de outubro, traz os trabalhos da artista Jhê Delacroix, que coloca no papel, através de desenhos ou pinturas, e também em letras de músicas, um pouco daquilo que ela percebe no cotidiano da timeline.

A exposição surgiu depois que os trabalhos de Jhê começaram a fazer sucesso no próprio Facebook. Nascida no Rio de Janeiro, ela se formou em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense, mas logo passou a se dedicar somente às artes. “Vim morar em BH e entrei de cabeça na música, contação de histórias, pintura e desenho. Com o tempo longe da família e diante do tédio que encontrava na internet, comecei a ilustrar, na brincadeira, o que via nas redes sociais”, explica a artista.

Confira alguns trabalhos da artista


Com o tempo, os trabalhos que ela compartilhava, baseados em sua própria timeline, começaram a fazer sucesso e surgiu o convite para reuni-los em uma exposição. “Materializo publicações que me tocam e que tão logo seriam preteridas na timeline, mas que podem ser perpetuadas pela arte. Nas minhas obras, as selfies viram retrato, textos ganham cor, músicas adentram telas e caixas e poesias são escritas à mão em papel translúcido, tão delicado e findável quanto o que se posta na internet”, conta ela sobre os trabalhos expostos, que incluem ainda telas, fotografias, textos além de uma caixa onde as letras de música escritas por ela viram barquinhos de papel e dividem espaço com um rádio que toca as canções.

A exposição navegando foi aberta na última segunda-feira, 22, e fica em cartaz até o dia 31 de outubro na biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas Fumec.


Exposição Navegando

Artista: Jhê Delacroix
Período: 22 de setembro a 31 de outubro de 2014
Curadoria: Professora Maysa Gomes
Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec (Rua Cobre, 200, Cruzeiro)
Horário: 07h30min até 22h30min (segunda a sexta-feira.) | 08h às 14h (sábados)
Contatos: (31) 3228-3033 | biblioteca.fch@fumec.br
Entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS