Grande Teatro do Palácio das Artes recebe espetáculo de formação do Cefar

Apresentações de alunos de música, teatro e dança acontecem nesta terça e quarta-feira

por Eduardo Tristão Girão 23/09/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Com uma costura de cerca de 40 obras de estudantes de música, teatro e dança, o espetáculo deste ano do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) será apresentado nas noites desta terça e quarta, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O tema “Prudência – Contra ou a favor?” dá o tom dessa 13ª edição.

Os alunos não são obrigados a participar e as inscrições foram abertas também para ex-estudantes da instituição e convidados, totalizando 81 propostas, numa demonstração da importância que esse processo multidisciplinar tem para os jovens do Cefar. “Desta vez, houve número menor de coletivos, talvez pelo tema, que deve ter instigado cada um a fazer seus próprios mergulhos”, conclui Patrícia Avellar Zol, diretora de ensino e extensão da fundação.

Ela também responde como diretora-geral do espetáculo, ficando responsável por fundir, unir e adequar as contribuições de cada um dos inscritos. São cerca de 15 blocos, num total de aproximadamente duas horas de duração e com momentos bastante distintos. “É uma diversidade grande, com muito profissionalismo na montagem”, garante ela. Alguns profissionais premiados integram a equipe, composta por cerca de 200 pessoas.

MOMENTO O Ballet Jovem Palácio das Artes participa durante todo o tempo, fazendo o que Patrícia considera a costura da montagem – ao final, os bailarinos têm um momento exclusivo para exibir sua coreografia. Já a trilha sonora é, na maior parte do tempo, executada ao vivo, o que representa verdadeiro desafio para os técnicos do teatro, já que diferentes formações estarão por lá.

“Os alunos já ficam perguntando qual é o tema do ano que vem. Há uma importância enraizada entre eles. Criam a trilha, propõem figurino, desenvolvem várias outras atividades relativas à montagem e vão entender como isso tudo pode se transformar num espetáculo. Vamos dando insumos para que eles entendam o que é que fica ao final. É muito rico”, conclui Patrícia.

'Prudência – Contra ou a favor?'
Espetáculo dos estudantes de música, dança e teatro do Cefar. Nesta terça e quarta-feira, às 20h30. Grande Teatro do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (31) 3236-7400.

MAIS SOBRE E-MAIS