Primavera dos museus movimenta espaços e valoriza projetos diferenciados

Instituições abrem suas portas para contação de histórias, visitas guiadas, oficinas e palestras

por Fernanda Machado 22/09/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

BETO MAGALHÃES/EM/D.A PRESS
No projeto Boa noite, no museu do Memorial Minas Gerais Vale, tem showde Túlio Mourão tocando Beatles (foto: BETO MAGALHÃES/EM/D.A PRESS)
Minas é o segundo estado com o maior número de museus e instituições a participar da oitava edição da Primavera dos museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, cujo tema é “Museus criativos”, será promovido de hoje a domingo em todo o país. Duas mil e 400 atividades estão programadas em 761 instituições brasileiras, 113 no estado. Em Belo Horizonte, serão 25 museus a integrar a programação, que inclui exposições, oficinas, visitas guiadas, palestras e contação de histórias.


Na capital mineira, o Circuito Cultural Praça da Liberdade traz como destaques o projeto Boa noite, memorial, que está em seu terceiro ano. O Memorial Minas Gerais Vale, na virada de sexta para sábado, vai funcionar das 18h às 2h30 da manhã. A programação é superextensa, incluindo shows (Dixieland Jazz Band, Túlio Mourão tocando Beatles), gafieira, DJs e até mesmo batalha de DJs drags.


Também na Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal promove, na quinta, às 19h30, no projeto 'Língua afiada', encontro com representantes de duas instituições museológicas: Eduardo Haesbaert, coordenador de acervo da Fundação Iberê Camargo, e Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, no Rio, que será inaugurado no ano que vem. No domingo, às 11h, o museu apresenta Palavra de primavera!, contação de histórias com a narradora Beatriz Myrrha.
Já na Academia Mineira de Letras o destaque será um encontro, na quinta-feira, às 19h, em homenagem ao centenário do escritor mexicano Octavio Paz, Nobel de Literatura em 1990. O bate-papo sobre sua obra literária será com Regina Mello, Ângela Vieira Campos, Sandra Fonseca e Olga Valeska. No Museu de Arte da Pampulha haverá na quarta, das 14h às 17h, oficina de pop-up, que vai ensinar técnicas da criação de cartões tridimensionais. Já no domingo, às 11h, haverá show Abaporu, com a cantora Laura Lopes.


No Museu Histórico Abílio Barreto a programação é extensa. Na quinta, às 20h, haverá o concerto Choros de câmara, com uma formação inusitada: flauta, oboé, violoncelo, violão de 6 e 7 cordas e cavaquinho. No sábado e no domingo, haverá uma série de atividades, como passeio de bicicleta em trajes elegantes seguido de piquenique e dança com o grupo BeHoppers (sábado) e caminhada ecológica e bate-papo com o quadrinista Celton (domingo). No Museu de Artes e Ofícios amanhã, às 19h30, o poeta Ricardo Aleixo participa do projeto Ofício da Palavra.


Fora de Belo Horizonte também há programação. Em Inhotim, de amanhã a sexta, haverá um intensivo sobre orquídeas. Os visitantes, terão à disposição, na biblioteca da instituições, vários livros que tratam de uma das famílias do acervo botânico de Inhotim. Em Ouro Preto, o Museu do Ouro vai apresentar na quarta, às 20h, apresentação de música barroco. Já no Museu do Oratório haverá na quinta, às 9h30, 13h30 e 15h30, aula aberta com o coral Canto Crescente. No mesmo dia, o projeto Ofício da Música vai promover apresentar da Flutuar – Orquestra de Flautas, no Hotel do Teatro,

PRIMAVERA DOS MUSEUS

De hoje a domingo, em várias instituições do Estado. Veja a programação no site www.museus.gov.br



MAIS SOBRE E-MAIS