Carlos Heitor Cony é o grande homenageado da edição 2014 do Felit

Jornalista vai participar do evento nas cidades históricas conversando com o público e dando autógrafos

por Carlos Herculano Lopes 02/09/2014 10:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ana Paula Migliari/Divulgação
Carlos Heitor Cony, de 88 anos, vai a São João del-Rei e Tiradentes (foto: Ana Paula Migliari/Divulgação)
A cada ano se firmando como um dos encontros literários mais importantes do interior mineiro, está fechada a programação do 8º Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit), que será realizado de amanhã a sábado, no Teatro Municipal de São João del-Rei e no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.

O homenageado este ano será o jornalista e romancista carioca Carlos Heitor Cony, que vai conversar com o público e autografar seus livros. Para o curador José Eduardo Gonçalves, a escolha de Cony se deu pela relevância da sua obra como ficcionista e pelo grande jornalista que é. “Cony é um dos nomes mais importantes da cultura brasileira, uma voz que todo o país escuta e respeita”, diz José Eduardo.

Além de Carlos Heitor Cony, que é autor, entre outros, do clássico 'Quase memória', também estarão presentes no Felit a romancista Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras; Cristóvão Tezza, um dos autores brasileiros mais celebrados dos últimos anos; o roteirista e romancista Raphael Dracon; e Sérgio Paulo Rouanet. A grande atração internacional será o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que vai participar de uma mesa na companhia da escritora e jornalista Leila Ferreira.

Hoje, o jornalista Zuenir Ventura conversa com estudantes sobre “a arte da escrita”, no Câmpus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. Inspirado em 'Quase memória', de Carlos Heitor Cony, será lançado também um livro de autoria de 31 estudantes do 9º ano no ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de São João del-Rei. Paralelamente, os melhores restaurantes da cidade vão realizar o 4º Circuito Gastronômico do Felit, com pratos inspirados na obra de Cony. Mais informações na internet no site do Festival.

AO PONTO
Durante o Felit, os pontos literários vão aproximar a população dos escritores. Cinco pontos de ônibus ganharam espaço onde o passageiro pode pegar, trocar ou doar livros. Eles foram instalados em frente à Escola Municipal Maria Tereza, Estação de Trem, Rodoviária Velha, Praça Frei Orlando e no Câmpus Dom Bosco, em São João del-Rei.

MAIS SOBRE E-MAIS