Festival Internacional de Teatro de Bonecos ocupa palcos do CCBB com 22 atrações de sete países

Em sua 14ª edição, FITB retoma formato que o consagrou com espetáculos importantes no cenário internacional e expoentes do gênero no Brasil

por Carolina Braga 01/09/2014 12:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Véronique Vercheval/FITB/Divulgação
'L'Ecole des ventriloques', da companhia belga Point Zéro, é das atrações grandiosas que resgatam a tradição do festival, conhecido por reunir espetáculos que se destacaram em outros países (foto: Véronique Vercheval/FITB/Divulgação)
Com 22 atrações, algumas delas vindas de países como França, Bélgica e Espanha o Festival Internacional de Teatro de Bonecos volta com força total à programação de Belo Horizonte. Entre os dias 3 e 14 de setembro o Centro Cultural Banco do Brasil será palco para a ocupação dos bonequeiros e suas criações. "Nossa prioridade é a qualidade da curadoria. Pensamos muito no que o público de BH quer valorizando a dramaturgia”, ressalta Lelo Silva, idealizador da mostra que completa 14 anos.


Desde 2012 o Festival Internacional de Teatro de Bonecos vinha perdendo força na programação. Por dificuldades com a captação de patrocínio a edição daquele ano não pode ser realizada e, no ano passado, foi feita uma versão bem menor do que o tradicional. Em 2014 o evento retorna ao formato que o consagrou com montagens relevantes no cenário internacional.
Entre os destaques estrangeiros, estão montagens como 'L’Ecole des ventriloques' (A escola de ventríloquos), da companhia belga Point Zéro e 'La caravane de l’horreur', da francesa Bakélite.

Guto Muniz/FITB/Divulgação
Estreia no FITB: fragmento de 'O quadro de todos juntos', da mineira Pigmaleão Escultura que Mexe (foto: Guto Muniz/FITB/Divulgação)
Como Lelo aponta, os espetáculos sintetizam a diversidade proposta para o festival. Se 'L’ecole' é uma peça grandiosa, 'La caravane' tem apresentação restrita a 17 espectadores. Do Brasil, uma das peças mais aguardadas é a estreia do segundo fragmento de 'O quadro de todos juntos', montagem da mineira Pigmaleão Escultura que Mexe.


Outra novidade da 14ª edição do FITB é uma mostra especial dedicada ao Teatro de Caixas. São peças completas feitas dentro de caixas e exclusivas. Serão 11 apresentações, gratuitas, de companhias como a Catibrum e a argentina Teatro Lambe-Lambe de Mendonza. As caixas serão montadas no pátio do CCBB nos dias 13 e 14 de setembro.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS
03 a 14 de setembro. Centro Cultural Banco do Brasil. Praça da Liberdade, 450. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: www.festivaldebonecos.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS