Otávio Luiz Machado lança livro sobre as repúblicas de Ouro Preto

Morada de personalidades como o presidente Getúlio Vargas e o poeta Manuel Bandeira, alojamento de estudantes ajuda a contar parte da história da cidade. Lançamento é nesta sexta no Centro Histórico de OP

por Estado de Minas 29/08/2014 11:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo EM
Moradias estudantis fazem parte da paisagem ouro-pretana (foto: Arquivo EM)
Ouro Preto é conhecida por seu patrimônio histórico, obras-primas de Aleijadinho e o monumental acervo do Barroco mineiro guardado em igrejas e capelas. Mas a cidade tem uma outra faceta: desde o século 19, abriga estudantes de todo o país. Basta lembrar que, em 1876, a famosa Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista francês Claude Henri Gorceix, a pedido do imperador dom Pedro II.

O presidente Getúlio Vargas, o cantor e compositor João Bosco, o pintor Alberto da Veiga Guignard e o poeta Manuel Bandeira moraram ou frequentaram essas moradias universitárias. Parte dessa história é lembrada no livro 'Repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana – Percursos e perspectivas' (Editora Prospectiva), que será lançado nesta sexta, às 22h, no Centro Acadêmico (Praça Tiradentes, 10, Centro Histórico).

O autor, Otávio Luiz Machado, morou na Aquarius e se graduou em história pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele oferece um guia de repúblicas batizadas com nomes divertidos (Covil dos Gênios, Favinho de Mel, Poleiro dos Anjos, Saudade da Mamãe, Unidos por Acaso, Pulgatório e Virada pra Lua), históricos (Bastilha, Arcádia e Vaticano) ou “bem comportados” (Vaticano e Minas das Minas).

O propósito do pequeno volume não é oferecer análise aprofundada do cotidiano estudantil da cidade nem apontar contradições e problemas relativos às repúblicas. Trata-se de um “estudo afetivo”, cheio de causos e lembranças.

Também nesta sexta, Otávio Luiz Machado vai autografar outro livro, dedicado aos 100 anos do Centro Acadêmico da Escola de Minas (Caem). Contatos com o autor podem ser feitos pelo e-mail otaviomachado3@yahoo.com.br.

MAIS SOBRE E-MAIS