Poetas pernambucanos são atração gratuita em Belo Horizonte durante o fim de semana

Artistas Miró, Valmir Jordão e Zizo oferecem oficinas abertas ao público, além de participar da Virada Cultural

por Fernanda Machado 28/08/2014 17:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Youtube / Reprodução
Zizo é dos poetas que estará presente. O artista inspirou o filme 'Febre do rato' (foto: Youtube / Reprodução)
A poesia vai formar conexão entre Belo Horizonte e Recife durante o fim de semana graças ao trabalho dos artistas  Miró, Valmir Jordão e Zizo. Os pernambucanos desembarcam na capital mineira para participar da Virada Cultural no próximo domingo, 31, declamando seus poemas. Antes disso, eles fazem sarau gratuito na Praça Afonso Arinos, na noite de sexta-feira, além de oferecerem oficinas, também abertas ao público, no Edifício Maletta, na tarde de sábado.

 

Virada Cultural de BH: confira dicas para aproveitar ao máximo a programação

 

Representantes da chamada poesia marginal — gênero surgido em Recife na década de 80 —, eles se inspiram no caos urbano e naquilo que há de instigante nas ruas para compor seus versos. Há mais de 20 anos divulgam suas obras de maneiras alternativas pelas esquinas do Recife, com saraus, haikais e zines. O trabalho de um deles foi inclusive tema do premiado filme 'Febre do rato' (2011), dirigido por Cláudio Assis, que tem o poeta Zizo com personagem principal.

Programação
Na sexta-feira, os três artistas estarão na Praça Afonso Arinos, a partir das 20h, onde se encontrarão com outros saraus de Belo Horizonte, como o Sarau Vira Lata, Leitura Nua, Nosso Sarau e o Sarau Comum. O evento, organizado pelos coletivos Goma e Adiante, será gratuito e aberto ao público.


No sábado, uma grande oportunidade para quem aprecia esse tipo de produção aprender mais sobre o assunto. Os pernambucanos irão ministrar três oficinas, também gratuitas, no Ystilingue, localiza no segundo andar do Edifício Maletta. A partir das 13h, Valmir Jordão falará sobre a produção de zines. Às 15h, será a vez de Zizo oferecer sua oficina de haikais e, para finalizar, às 17h, acontece a oficina de recitação e performance poética. As inscrições podem ser feitas aqui.

Domingo, eles terminam a jornada poética por BH, fazendo parte da programação da Virada Cultural. Com a mediação do jornalista Leandro Lopes, os artistas farão apresentação livre, entre 16h e 17h, no Sesc Palladium. A entrada é livre e a classificação é de 14 anos.

Conheça um pouco mais sobre os três poetas marginais de Recife nos vídeos abaixo:


MAIS SOBRE E-MAIS