Exposição '(entre) Linhas' reúne trabalhos que têm o bordado como elemento principal

Mostra está em cartaz na Casa do Baile até o fim do mês

por Estado de Minas 19/08/2014 09:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Carla Paoliello/Divulgação
Obra de Carla Paoliello, em cartaz na mostra, dialoga com o crochê e o bordado (foto: Carla Paoliello/Divulgação)
Em cartaz na Casa do Baile até o fim deste mês, a mostra (entre) Linhas reúne artesanato, arquitetura e design em trabalhos que têm o bordado como base. Idealizada pelo professor de arquitetura Tiago Carvalho, a exposição integra a programação comemorativa dos 50 anos do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH.

Lorena Leão, Rodrigo Mogiz, Júlia Valle, Esdras Aurélio, Bruna Roque, Lorena Costa, Tiago Carvalho, Helen Rödel e Carla Paoliello estão entre os artistas participantes. A mostra exibe também trabalhos de mulheres ligadas a centros de referência de moda e de artesanato de BH, que foram realizados em parceria com estudantes dos cursos de arquitetura e de design do UniBH.

As bordadeiras e crocheteiras foram incentivadas a criar releituras de suas técnicas para desenvolver novas possibilidades de uma produção mais criativa.

A mostra surgiu a partir de um projeto de extensão universitária em que foram discutidas as interfaces entre arquitetura, arte, artesanato e design. Em maio, o Circuito Acadêmico do UniBH promoveu a exposição Novas memórias do antigo baile. Estudantes de arquitetura apresentaram fotografias, desenhos e bordados baseados em visitas feitas à Casa do Baile.

 

“Reunir em um mesmo espaço os diferentes traços dos bordados é como bordar uma enorme colcha” - Tiago Carvalho, curador 

 

O curador Tiago Carvalho explica que o conceito do evento valoriza a investigação sobre a linha em relação às superfícies, ao corpo e ao espaço. Para selecionar os artistas, ele levou em consideração produções que consolidam uma ampla discussão contemporânea sobre as práticas artesanais.

EXPOSIÇÃO (ENTRE) LINHAS

Até dia 31. Casa do Baile, Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha, (31) 3277-7443. De terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS