Márcia Tiburi discute a filosofia e o cotidiano com leitores em BH

Romancista será convidada do projeto Sempre um papo nesta segunda-feira, no Palácio das Artes

por Carlos Herculano Lopes 18/08/2014 09:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação/Marcia Tiburi
(foto: Divulgação/Marcia Tiburi)
A romancista e professora universitária Márcia Tiburi está em BH para bater papo com o público e lançar 'Filosofia prática – Ética, vida cotidiana, vida virtual' (Record), a convite do projeto Sempre um papo.

A autora explica que seu novo livro quer devolver a filosofia a seu devido lugar: “O da convivência, dos laços afetivos, da linguagem, um lugar onde agimos a favor, contra ou com os outros”.

Tiburi avalia o vazio da emoção e da ação que nos caracteriza como sociedade. Ela tomou emprestada da filósofa Hannah Arendt a expressão “vazio do pensamento” – conceito, no seu entender, típico de uma sociedade que prefere o desconhecimento ao saber, que prioriza a resposta pronta e autoritária em detrimento da “aventura do questionamento”.

Outro tema está relacionado às redes sociais. As pessoas, sobretudo os jovens, consideram a internet uma nova realidade,  o objetivo de suas vidas. Ela adverte: não é bem assim. “Tento discutir o redimensionamento do próprio cotidiano em cotidiano virtual. Isso pode até ser agradável, mas não o será se ali estivermos apenas reeditando o vazio do pensamento, da emoção e da ação”, conclui.
 
LANÇAMENTO
'Filosofia prática –Vida ética, vida cotidiana, vida virtual', de Márcia Tiburi. A autora conversa como público nesta segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Informações: (31) 3261-1501.

MAIS SOBRE E-MAIS