Mostra 'No Breu', de Thiago Fernandes, mostra paisagens noturnas do interior mineiro

Mostra está em cartaz na Galeria Urban Arts, na Savassi

por Walter Sebastião 07/08/2014 08:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fotos: Thiago Fernandes/divulgação
A natureza inspira o fotógrafo Thiago Fernandes (foto: Fotos: Thiago Fernandes/divulgação)
Para fazer as fotos expostas na galeria Urban Arts, Thiago Fernandes, de 34 anos, precisou se deslocar da cidade para o mato. Acampado, sozinho ou acompanhado, ele faz registros noturnos da paisagem mineira. Vem daí o título da mostra, No breu, com 11 imagens de diversos locais.

As fotos trazem o sentimento de Thiago naqueles momentos. “A sensação de tranquilidade e paz vem da fuga da loucura que é o cotidiano de Belo Horizonte”, explica. Imagens da natureza representam a outra face do trabalho do fotógrafo, que se dedica profissionalmente a registrar siderúrgicas.

“Gostei muito de ficar no meio do mato, só pensando na vida e fotografando”, brinca Thiago. Tal situação, aliás, já lhe rendeu sobressaltos. Esbarrar em cobras é normal. Por isso, ele usa perneiras em suas caminhadas noturnas. “Mas foi um susto bater a lanterna em certo ponto da mata e ver, a cerca de 10 metros, uma gigantesca anta”, conta.

A busca por locações em regiões afastadas oferece a possibilidade de observar aspectos que não se veem mais nas áreas urbanas. “Dá para enxergar as estrelas. Na completa escuridão, as pupilas se dilatam e vemos detalhes surpreendentes do céu”, explica.

Profissionalmente, Thiago Fernandes se dedica a imagens que ilustram documentos e relatórios. “Expor é um prazer. Dessa forma, tenho a oportunidade de mostrar para as pessoas o que estou fazendo. Esse é o sonho de todo fotógrafo”, observa.

No breu é a segunda exposição de Thiago Fernandes. Fã do colega Araquém Alcântara (“pela luz inesperada”), ele admira a persistência do mineiro João Marcos Rosa, que também se dedica à natureza. Para fazer um ensaio sobre a harpia, uma espécie de gavião, ele passou três meses esperando a ave chocar. Outro fotógrafo que Thiago respeita é o norte-americano Nicholas Buer, pela composição das imagens. De alguma forma, todos contribuíram para a formação dele.

NO BREU
Fotos de Thiago Fernandes. Galeria Urban Arts, Rua Sergipe 1.171, Savassi, (31) 2555-4677. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h. Até dia 30.

MAIS SOBRE E-MAIS