Fãs comemoram 'volta' de Harry Potter em conto inédito que aborda maturidade dos personagens

Rony e Hermione também voltaram à narrativa inédita de J.K. Rowling, publicada na internet

por Ana Clara Brant 20/07/2014 10:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Valf/Arte sobre foto/warner/divulgação
(foto: Valf/Arte sobre foto/warner/divulgação)
A restauradora mineira Luciana Lage, de 24 anos, não pôde conter a emoção quando se deparou no dia 8 com a “volta de Harry Potter”. Na verdade, um retorno tímido. Isso porque a escritora britânica J. K. Rowling (JKR), autora da saga do bruxinho mais famoso da literatura e do cinema, publicou um texto em seu site, Pottermore, no qual o personagem reaparece anos depois do último episódio da saga.

No conto, em que Rowling se coloca na pele da jornalista de fofocas Rita Skeeter, Potter tem 34 anos e em seu cabelo preto aparecem “os primeiros fios brancos”; na bochecha direita um corte horrível, além da antiga cicatriz em forma de raio. Seu amigo Rony Weasley envelheceu mais e seu cabelo ruivo “diminuiu consideravelmente”.


Clique aqui para conferir a versão em português do conto, traduzido pela equipe do site de fãs Potterish

 

“Quando vi aquilo no site, achei que era mentira. Porque vira e mexe surgem notícias falsas sobre Harry e cia. Fiquei tão emocionada que até chorei, principalmente porque neste relato a autora fala dos meus personagens favoritos, que são o casal Hermione e Rony”, lembra Luciana, fã da turma de Hogwarts desde os 10 anos.

Não foi só a restauradora que foi pega de surpresa com a notícia e, diga-se de passagem, ela ficou muito feliz. O amigo e companheiro do Potter Club BH, Gilmar Parreira, de 19, conta que desde que o Pottermore foi criado, em 2011, a escritora britânica sempre atualizou o site com informações adicionais aos livros, mas a novidade, desta vez, foi dar muitos detalhes sobre os protagonistas. “J. K. Rowling é uma figura imprevisível. Durante a Copa do Mundo do Brasil, ela chegou a dizer que queria vir ao país e isso já foi uma coisa surpreendente. E, de repente, aparece esse conto com tantas informações. Ninguém esperava por isso”, comenta.

Para a curitibana Cláudia Valéria Calegari, de 47, que devorou os textos publicados no Pottermore, o bacana deles é que, embora não tragam grandes revelações, confirmou-se o que alguns fãs esperavam: os protagonistas seguiram em frente. “A gente sempre fica imaginando o que eles estariam fazendo, como seria a vida de cada um”, pontua.

 

Leandro Couri/EM/D.A Press
Depois de sete livros e oito filmes, Luciana Lage e Gilmar Parreira, fãs de carteirinha de Harry Potter, emocionaram-se com as novidades no site (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )

Novo livro

Mas será que esse conto implica continuação da saga? Bem... no final do texto, é anunciado que a tal jornalista Rita Skeeter iria escrever uma biografia sobre a Armada de Dumbledore. Paulista de Ribeirão Preto, Pedro Martins, de 15, cuida do conteúdo e das notícias do Potterish, considerado o maior site sobre Harry Potter do Brasil e um dos cinco maiores do mundo, tendo inclusive, o reconhecimento da própria JKR. Ele explica que, desta vez, a autora não escreveu somente sobre Harry, mas também sobre seus amigos, o casal Rony e Hermione, além de Luna Lovegood, Neville Longbottom e outros.

Pedro Martins acredita que, certamente, haverá novos textos no Pottermore. No entanto, com relação a uma nova publicação, acha complicado prever. “Como a própria J. K. afirmou, ela nunca irá dizer nunca, mas também não tem planos para um novo livro sobre Harry Potter. A publicação anunciada nesse texto não representa, necessariamente, a criação de novo livro. O último que ela lançou foi 'Animais fantásticos e onde habitam', que, inclusive, vai virar filme”, avalia.

Luciana Lage acha interessante que a escritora inglesa solte essas informação de vez em quando, e não acredita que ela vá publicar uma nova história. Apesar de esse ser o desejo de muitos fãs, a restauradora defende que Harry Potter e seus amigos já renderam muita coisa. “Foram sete livros e oito filmes. Chegou a um ponto em que a história é aquilo. Acho que um texto esporádico, de vez em quando, até vai, mas tudo tem limite”, afirma.

Enquanto não vêm mais novidades, Luciana, Pedro, Claudia, Gilmar e tantos outros admiradores do país e do mundo não abandonam seus personagens favoritos. O Potter Club BH, por exemplo, realiza anualmente sessão de cinema com filmes de Harry Potter. A próxima está marcada para o Boulevard, em setembro, quando será exibida 'A câmara secreta'. “Fizemos vários amigos por causa de Harry e, de vez em quando, nos reunimos. Coleciono todos os tipos de objetos como livros, pôsteres, figurinos. Dá uma saudade boa de vez em quando”, expressa Gilmar.

Potterheads

Já Claudia Calegari assegura que nunca se sentiu órfã de Hogwarts, pois sempre tem eventos, conversas, releituras e notÍcias. Além disso, todas as novas gerações, as que estão conhecendo e lendo os livros agora, sempre os têm como referência, sem falar que muitos potterheads (os grandes fãs de Potter) também se envolvem em projetos sociais, procurando levar livros e leituras não só a comunidades carentes, mas para casas, hospitais e asilos.

 

“A participação em eventos, encontros e as amizades que ficaram da época em que conhecemos a história permanecem, fazendo com que, pelo menos no meu caso, essa sensação de perda nunca tenha ocorrido. Pelo contrário. Apenas tive ganhos. Pessoas que tinham 14, 20, 40 anos, hoje, sete anos depois, ainda têm um elo tão forte graças a um livro. É magia pura, não é? É como J. K. Rowling falou no lançamento do último filme: Hogwarts sempre vai estar lá, para quem dela precisar”, resume Claudia.

Pottermore
O Pottermore (www.pottermore.com) é uma plataforma digital ou projeto literário em forma de site que proporciona nova experiência de leitura aos fãs, com ilustrações, animações, trechos dos audiolivros, materiais inéditos e reflexões da autora sobre alguns assuntos. O conteúdo é constantemente atualizado em inglês. O Potterish (www.potterish.com), maior site sobre Harry Potter no Brasil, sempre atualiza seu hotsite de traduções.

MAIS SOBRE E-MAIS