Melhores gols da Copa do Mundo são eternizados em pôsteres minimalistas

Habilidades como designer e a paixão pelo futebol motivaram o inglês Rick Hincks a investir no projeto

por Juliana Figueiredo 14/07/2014 13:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rick Hincks / Divulgação
(foto: Rick Hincks / Divulgação)
Apesar da campanha ruim feita pela Seleção Brasileira, o talento de artilheiros super talentosos — James Rodríguez, Müller, Messi, Neymar e Van Persie, só para citar alguns — marcaram presença em campos brasileiros. Para eternizar esses lances decisivos e surpreendentes do futebol, o designer inglês Rick Hincks criou uma série de pôsteres com os melhores gols da Copa do Mundo, parte de um projeto que iniciou há mais de um ano como registro dos lances decisivos da história do futebol.

Se os poucos segundos que temos para apreciar um gol já nos deixam embasbacados, poder contemplar esses momentos únicos no papel é ainda mais surpreendente. Serve para confirmar que no futebol tudo pode acontecer. É a arte do improvável, do impossível, do absurdo. A Copa do Mundo de 2014 chegou ao fim, mas se despede com um grande saldo de gols, 171, se igualando ao torneio da França, realizado em 1998.

Os pôsteres, que levaram o nome do artista para os cinco continentes e tornaram a sua rotina uma loucura durante o Mundial, seguem um padrão definido: na parte de cima são indicados o nome do autor do gol, quais times estavam se enfrentando, a data, o lugar e em quanto tempo de jogo o lance aconteceu. Embaixo, são exibidos o desenho e legendas. Em entrevista, Rick Hincks fala sobre o projeto, a paixão pelo futebol e o que achou da Copa do Mundo no Brasil.

Entrevista// Rick Hincks

O que te inspirou a começar o projeto?


Eu sou designer de profissão e trabalho muito com o digital, apesar de amar o impresso. Comecei esse projeto paralelo como uma maneira de manter aceso o meu amor pelo design impresso. Eu só queria fazer algo que eu pudesse vender de vez em quando e continuar acrescentando coisas com o tempo. Eu também sou um grande fã de futebol. Torço para o Manchester City e adoro ir aos jogos. O primeiro pôster que eu criei foi para um gol de Sergio Agüero. Não fazia muito tempo que eu tinha sentado na arquibancada para testemunhar um gol de último minuto de Agüero. Aquele momento incrível ainda estava nítido na minha mente na época em que comecei a pensar no projeto e por isso essa foi uma decisão fácil. E que melhor assunto para uma série de impressões do que um esporte que oferece centenas de momentos por ano? As opções são infinitas.

Quais são as habilidades necessárias para fazer os pôsters e como é o processo?

As habilidades são apenas as habilidades de um designer, nada de especial. Entender de cor e de determinados softwares e ter um olho para o layout. Na hora de fazê-los, eu entro na internet e procuro vídeos dos gols. Eu tiro inúmeros screenshots de cada momento. Em alguns casos eu junto todos e tento acompanhar o movimento, mas tudo depende da qualidade das imagens, do número de vezes que a câmera muda de ângulo ou zoom e também do quanto os jogadores se movimentam. Tudo depende. Eu faço todo o trabalho sozinho em casa, no meu sofá. Eu gostaria de dizer que tenho um estúdio e uma operação enorme, mas eu trabalho em tempo integral durante a semana e tento criar novas estampas quando posso. Eu tenho que ser rigoroso para conseguir algumas noites de folga e não ficar louco, mas a beleza da Copa do Mundo tem sido tão grande que eu posso me sentar no sofá e desfrutar dos jogos ao mesmo tempo em que crio os pôsters!

Quanto tempo demora para um pôster ficar pronto?

Isso é variável e depende do momento em si. Acho que o meu recorde foi duas horas e meia, embora geralmente demore mais. Alguns podem parecer simples, mas, na verdade, exigem um bom tempo. Eu gosto de usar detalhes como quantas vezes a bola foi passada, o que pode ser muito difícil às vezes, e faz você perceber como esses pequenos movimentos de câmera podem realmente afetar sua percepção. Durante a Copa do Mundo, eu venho tentando criar os pôsters o mais rápido possível, mas, com o trabalho e a vida social, eles geralmente ficam prontos dois ou três dias depois do jogo. Mas eu tenho sido bem rápido até agora.

Quem escolhe quais gols serão retratados e quantos pôsteres você já fez até agora?


Os gols são escolhidos pelos fãs e por mim. Eu tive que parar de receber pedidos no momento porque eu perdi o controle, não tinha tempo para mais nada. Eu preciso ler uma tonelada de emails e fazer uma lista! Em termos de número de cópias vendidas, eu perdi o controle logo no início. E desde que os pôsters da Copa do Mundo decolaram, tem sido impossível guardar números. Mas outro dia eu notei que agora existe pelo menos uma das minhas impressões em todos os continentes do mundo, com exceção da África, o que é arrebatador para algo que começou como um projeto pessoal!

Por que você decidiu registrar os melhores gols da Copa do Mundo?

É a Copa do Mundo! Isso praticamente decidiu a questão. É uma grande oportunidade para criar novas estampas feito e exibir gols de países de todo o mundo. Estou amando o uso de novas cores e bandeiras e ser capaz de levar o meu trabalho a mais pessoas em todo o mundo. Eu recebi emails e pedidos de todos os continentes ao redor do globo em menos de uma semana! Estou trabalhando duro, mas vale à pena. Acho que vou ter uma folguinha depois da Copa!

Qual é o perfil dos seus clientes e por que você acha que os pôsteres estão fazendo tanto sucesso?

Eu não tenho certeza sobre o perfil dos clientes, eu só recebo o nome e a localização deles, mas as encomendas variam tanto que eu diria que os perfis são extremamente diversos. Essa é a beleza do futebol. Ele chega a toda a gente de todos os lugares. Acho que é por isso que as pessoas estão interessadas nos pôsteres: é futebol, é capturar um momento único em um quadro para sempre. Eu nunca esperei que o meu trabalho fosse chegar tão longe, eu fiquei impressionado. Acho que a simplicidade das impressões, a limpeza do layout e as cores fortes deixam os cartazes atraentes para muitos tipos diferentes de pessoas. Eu recebo muitos e-mails de pessoas dizendo que, embora elas não gostem de futebol, estão felizes em deixar seu parceiro pendurar isso em sua casa, o que é maravilhoso. Significa que as pessoas apreciam o design tanto quanto o momento esportivo.

Qual é a sua opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil? Você acha que a qualidade do futebol está melhorando quando compara gols antigos com atuais?

A Copa do Mundo obviamente teve alguma imagem negativa na mídia. Mas, como evento futebolístico, tem sido fantástica. Os jogos têm sido tão excitantes e abertos, o que gerou inúmeros gols e resultados chocantes. Meu gol favorito até agora foi um voleio do James Rodríguez. Acho que os gols estão definitivamente melhorando em comparação aos gols antigos. Isso não é para desacreditar os jogadores mais velhos, mas é um resultado inevitável de como o esporte evoluiu ao longo dos anos. O condicionamento dos jogadores melhorou drasticamente, não apenas o físico, mas o mental, que também desempenha um papel enorme. Adicione isto à qualidade fantástica dos campos, novas chuteiras, bolas mais leves e etc, e a qualidade do futebol é obrigada a melhorar. Apesar disso, tenho certeza que alguns jogadores mais velhos desempenharam bem os seus papéis.

O que você achou da participação da Inglaterra na Copa do Mundo?


A Inglaterra realmente não me surpreendeu nesta Copa do Mundo. Obviamente eu estava torcendo por ela, mas eu nunca senti que tínhamos um time capaz de chegar à final. Nos faltava muita experiência e, além do Gerrard, não tínhamos outro jogador experiente para ajudar a controlar o ritmo no meio de campo. Na Inglaterra, nós amamos nossos meio-campistas que atacam rápido, alguns dos quais realmente me impressionaram neste torneio, mas eles precisam de algum apoio. Parecia que a gente tinha muita posse da bola, mas nós nunca demos à oposição muito com o que se preocupar. Eu acho que essa experiência vai fazer bem aos jogadores mais jovens e espero que em 2022 possamos ter um time mais experiente que possa competir.

MAIS SOBRE E-MAIS