Obra de Picasso é descoberta debaixo de outra tela do mesmo artista

Obra-prima 'A casa azul', de 1901, esconde retrato de homem barbudo, também assinado pelo espanhol

por AFP Fernanda Machado 18/06/2014 18:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
THE PHILLIPS COLLECTION / AFP
Atribuída à ''fase azul'' de Picasso, quadro esconde outra pintura do mestre espanhol (foto: THE PHILLIPS COLLECTION / AFP)
Uma pintura de Picasso que representa um homem barbudo foi descoberta debaixo de outra pintura do artista espanhol, 'A sala azul', que pertence à Coleção Phillips, de Washington. A surpresa veio à tona durante uma investigação para levantar mais detalhes sobre a obra.

Os especialistas suspeitavam desde os anos 1950 que havia outra pintura sob a tela de 1901, na qual se vê uma mulher se asseando, uma obra do chamado período azul (1901-1904) do artista, indicou Susan Frank, restauradora adjunta do museu. Em 2008, confirmou-se pela primeira vez que existia uma obra debaixo da outra, mas agora, com o estudo dos pigmentos, é possível afirmar que se trata de uma pintura de Picasso.

A análise foi realizada pelo museu, proprietário da obra desde 1927, em colaboração com a National Gallery of Art de Washington, o Wintherthur Museum de Delaware e a Universidade de Cornell (estado de Nova York). O homem retratado tem barba e bigode, aparenta uns 40 anos e, entre os nomes atentados, está o do marchand de arte Ambroise Vollard e do crítico Gustave Coquiot, mas por ora ninguém sabe com certeza de quem seria o retrato.

MAIS SOBRE E-MAIS